Buscadores gratuitos para desktop

Thaylan Sk | 01:34 | 0 comentários

Google Desktop

Por mais que o usuário separe de forma organizada seus arquivos no PC, quanto mais conteúdo, mais complicado encontrar determinado arquivo. Para resolver esse problema, webmasters desenvolveram ferramentas que realizam buscas com rapidez e precisão no desktop e retornam os resultados mais relevantes. É como aquilo que você faz na web, mas somente dentro da máquina. Confira 10 bons buscadores para conteúdo no computador.


Buscador de desktops do Google, que por si só já é sinônimo de excelência em buscas. Com interface simples, é rápido e retorna, por meio de uma interface de browser, o que o usuário procura. Demora um pouco para indexar inicialmente todo o conteúdo do computador. Mas feito isso, é ligeiro e competente - além de buscar resultados no Gmail e em históricos de messengers também. Gratuito.


Buscador de arquivos que substitui facilmente a ferramenta padrão de busca do Windows. Tem compatibilidade com diversas extensões de arquivos e sistema de procura por texto em arquivo, modo de busca rápida por nomes ou extensões parciais. Conta com skins e plug-ins que tornam o programa melhor. Gratuito.


Versão avançada do tradicional Google Desktop, o GDX ordenar documentos por nome, data, tipo de arquivo ou relevância. Há um modo especial em que o programa filtra os resultados por tipo, procurando exatamente por imagens, e-mails ou itens anexados a mensagens eletrônicas. Pode apresentar thumbnails (imagens pequenas), para facilitar a identificação. Gratuito.


Simples e leve, o ScanFS tem como ponto forte a velocidade com que retornar resultados. De resto, tem até mais algumas características que agradam, como pré-visualização de imagens e carregamento de critérios em buscas (que ficam salvos no programa e podem ser acessados com um clique). Gratuito.


Um dos mais famosos (e um dos pioneiros) programas quando o assunto é busca em PCs. Permite a busca focada por extensões, como texto, foto ou música. Também indexa e-mails e anexos do Microsoft Outlook. Por fim, busca informações dentro de PDFs. Gratuito, mas conta com versão paga ainda mais completa.


Leve, o Yahoo! Desktop Search é composto por um rastreador (que cria um índice do conteúdo no computador), um servidor web local e um deskbar. Os resultados, assim como o Google Desktop, são apresentados em um navegador de internet e, inclusive, permite a fácil busca online de informações. A barra de ferramentas (deskbar) garante rápido acesso ao software. Gratuito, mas apresenta anúncios para o usuário (adware).


Muito, mas muito focado, o WavView procura no computador apenas arquivos musicais no formato WAV. Retorna rapidamente em uma lista, que pode ser mudada por ordem cronológica ou alfabética, a disposição dos arquivos. Deve agradar a quem tem muitas e muitas músicas no PC e tem dificuldades para encontrá-las. Gratuito.


Outro programa com muito “foco” nas buscas, ele retorna ao usuário programas, favoritos, contatos, e as buscas realizadas previamente na internet. Ao digitar o que se procura, o software vai retornando em tempo real o que está relacionado no computador. Mostra diretórios, contatos e favoritos do Outlook, Internet Explorer, Firefox e Opera. Além disso, acessa rapidamente Google, Yahoo! e Wikipédia. Gratuito.


Buscador desktop que integra, também, sua busca com a internet. Assim, o usuário do InSight Desktop Search consegue encontrar arquivos e programas ao mesmo tempo em que tem rápido acesso a informações sobre assuntos relacionados disponíveis na Wikipédia (os resultados da enciclopédia aparecem em uma interface própria, sem a necessidade de acessar o browser). Gratuito.


Ferramenta de busca da Microsoft voltada a usuários do Windows XP (sistema que conta com um buscador bastante limitado e irritante). O software filtra resultados por anexos de e-mails, contatos, compromissos, conversas do messenger. Há ainda suporte a textos, planilhas, apresentações, músicas, imagens, vídeos. Gratuito.

Fonte: UOL Tecnologia




Deixe um comentário não custa nada!

Category: , , ,

0 comentários