5 erros tecnológicos comuns em Hollywood

Thaylan Sk | 01:10 | 0 comentários

Filmes e séries de televisão muitas vezes exageram quando o assunto são computadores

Reprodução
CSI
Renato Santino

Tecnologia e ficção andam de mãos dadas. Quantos filmes Hollywood já não produziu com a temática hacker, ou que envolvam computadores? Quantos programas de investigação policial dependem de sistemas informatizados para a solução dos crimes? Contudo, muitas vezes os diretores e roteiristas abrem mão da realidade em troca de uma narrativa mais interessante, por mais absurdo que algumas coisas possam parecer ao espectador.

Isso acontece porque Hollywood precisa de imagens fortes e atraentes para chamar a atenção do público visualmente. Uma pessoa sentada em frente a uma tela preta estática com letras brancas não dá o mesmo impacto do que várias imagens piscantes e coloridas, por exemplo.

Apostando na “suspensão de descrença”, necessária para que quem esteja assistindo se identifique com a história, filmes abusam de falhas tecnológicas que colocam em xeque a realidade das tramas. Confira a seguir alguns exemplos que mostram que filmes e séries muitas vezes entendem a tecnologia de forma errada.

Acesso permitido
Imagine que você esteja invadindo uma instalação militar secreta e precisa acessar o computador central para conseguir os dados. Então, o sistema pede uma senha e você tenta “123456”, mas uma mensagem de “Acesso Negado” o informa de que algo está errado. Depois de algumas tentativas, por sorte, você acerta a senha e é recompensado com a mensagem “Acesso Permitido”, exatamente como acontece quando você acerta a senha de seu e-mail, por exemplo. Ou não?

Isso não acontece na vida real e é um exemplo de como Hollywood depende de imagens impactantes. Quando você digita sua senha corretamente, o sistema não precisa informar que o acesso está liberado. Ele simplesmente exibe os dados que antes estavam protegidos, exatamente como quando você acessa sua conta nas redes sociais, e-mail, e outros serviços.

Reprodução

Vírus alienígena
Essa é famosa porque trata-se de um blockbuster. É o filme Independence Day, de 1996, que mostra a luta dos terráqueos contra grandes naves alienígenas que ameaçam destruir o planeta. Como última alternativa, David Levinson, interpretado por Jeff Glodblum, decide criar um vírus de computador para derrubar as defesas da nave-mãe e possibilitar um contra-ataque fatal.

Você sabe como funciona um vírus? Ele é um tipo de programa malicioso que se aproveita de falhas do sistema para causar algum tipo de dano à vítima. Entretanto, para isso, é necessário que a pessoa que o programou defina e conheça a plataforma que pretende atacar. Por exemplo: um vírus para Windows não deve funcionar no Linux ou em um Mac. Por este motivo, é altamente improvável que o hacker tivesse conhecimento do sistema operacional utilizado pelos alienígenas, que nunca antes haviam entrado em contato com a humanidade e que, ainda por cima, muito dificilmente usariam um Mac.

Malware indiscreto
Ainda no assunto dos vírus, Hollywood mostra que prefere não levar muito a sério estes softwares maliciosos. Você se lembra o que aconteceu da última vez que seu computador foi infectado? Provavelmente você só percebeu a partir do momento em que ele começou a ficar lento e dar problemas, certo? 

No cinema é diferente. Normalmente, quando há algum tipo de programa malicioso agindo sobre a máquina, o vírus é representado visualmente na tela, seja exibindo uma mensagem, seja com algum tipo de imagem. Isso vai de encontro, inclusive, à função do vírus, que é ficar escondido para causar o máximo de danos, e não se exibir para o usuário, que, ao ficar sabendo, pode combatê-lo de forma mais efetiva.

Zoom mágico
Este recurso é muito comum nos filmes e seriados de investigação policial. Uma câmera de vigilância registra imagens de um crime. Entretanto, o criminoso está longe demais do local para ser identificado corretamente. “Sem problemas!”, pensariam alguns roteiristas mais preguiçosos, “basta dar um zoom e melhorar a imagem para sabermos se o bandido tem uma tatuagem, ou algum detalhe característico que o denuncie”.

Quem já tentou ampliar uma imagem digitalmente sabe o quão problemático é isso. Existem programas que podem melhorar um pouco a qualidade, mas, de forma geral, o resultado mais comum quando se tenta aumentar determinada parte de um vídeo são pixels e mais pixels, de modo a ser impossível identificar quaisquer detalhes. 

Reprodução

Desconhecimento de informática básica
Aqui vai um dos erros mais toscos selecionados por nós. Assista ao vídeo antes e depois desça para acompanhar a explicação:





A cena é do programa de televisão NCIS, um dos mais populares shows de investigação policial dos Estados Unidos. A especialista forense Abby Sciuto constata que os servidores estão sendo hackeados. Ela, então, começa a tomar medidas para prevenir maiores danos, digitando furiosamente em seu teclado, mas não consegue ser rápida o bastante. A solução? Chamar um colega para dividir o teclado, afinal de contas, dois trabalham mais rápido que um, certo? 

Errado. Qualquer pessoa que já tenha usado um computador alguma vez na vida sabe que é impossível que duas pessoas usem o mesmo teclado ao mesmo tempo. A menos que haja uma espécie de sincronia sobre-humana entre os dois, o máximo que pode acontecer é um atrapalhar o outro.

Certamente há outros exemplos de erros mais sutis ou agressivos. Caso você tenha lembrado de falhas tecnológicas em algum filme ou série, deixe comentários abaixo da notícia.


via olhar digital 

Category: , ,

0 comentários