Os melhores cursos de TI do mundo

Thaylan Sk | 16:40 | 0 comentários

Conheça as principais universidades internacionais que oferecem graduações na área e entenda como funcionam os processos de admissão

Ericsson.com
Graduação
Stephanie Kohn

A revista britânica Times Higher Education publicou o ranking das universidades com as melhores reputações do mundo. As cinco faculdades soberanas possuem cursos de tecnologia apontados como os mais promissores.

A lista, que teve participação de 16,6 mil acadêmicos em 144 países, traz três universidades norte-americanas e duas britânicas. Confira abaixo as vencedores, saiba quais são os cursos tecnológicos que elas oferecem e como funcionam os processos de admissão.

1º lugar: Harvard

Localizada em Cambridge, nos Estados Unidos, a Harvard é conhecida mundialmente por ensinar personalidades como Mark Zuckerberg. A instituição possui 20 mil alunos e sua reputação nas pesquisas acadêmicas bate os 100 pontos.

Dentro do departamento de engenharia existem cursos como computação aplicada e ciência da computação. A universidade oferece cerca de 3,5 mil cursos em 40 áreas e possui um excelente sistema de bibliotecas, com mais de 17 milhões de livros. 

Para entrar na universidade não é preciso se submeter a um vestibular. O comitê de admissão da instituição analisa as notas obtidas pelos alunos durante o ensino médio, o nível de envolvimento com a comunidade local, atividades extracurriculares e experiência de trabalho. 

Um representante do escritório de admissões da Harvard costuma visitar cidades brasileiras para dar detalhes sobre o processo seletivo e bolsas oferecidas pela universidade. Há diversas etapas que incluem entrevistas e proficiência de inglês que, aliás, precisa ser comprovado pelo TOEFL.

Saiba mais aqui.

2º lugar: MIT

O MIT é constantemente mencionado na mídia como pólo de estudos e pesquisas ligadas à tecnologia. A universidade localizada em Cambridge, nos Estados Unidos, tem reputação de ensino de 83,3 pontos, e já produziu mais de 70 Prêmios Nobel. Bel Pesce, a menina do vale, foi uma das brasileiras que conseguiu uma vaga no instituto e voltou ao Brasil com uma carreira invejável (veja entrevista com ela aqui).

O processo de admissão avalia desempenho no ensino médio, habilidades acadêmicas e comunicação. O MIT busca pessoas com verdadeiro compromisso com a sociedade e que possua interesse em diversos temas, como artes, músicas e esportes. Liderança, iniciativa e determinação também são importantes. O aluno interessado deve ter seu nível de inglês mensurado pelo TOEFL.

Para se inscrever na universidade, clique aqui.

3º lugar: Cambridge

A universidade britânica localizada na cidade de mesmo nome possui reputação geral de 81,3 pontos. Atualmente existem 1,2 mil estudantes internacionais na instituição de 120 países diferentes, o que corresponde a 10% do número total de universitários. A faculdade possui cursos de tecnologia dentro do departamento de Ciência da Computação & Tecnologia.

Para ser admitido, o interessado deve realizar uma prova com três ou quatro matérias. Além de avaliar a nota, a universidade avalia também sua capacidade de discussão sobre os temas.

Os estudantes estrangeiros precisam realizar pelo menos uma das provas de proficiência em inglês: o IELTS com nota acima de 7,5 ou Cambridge Certificate of Proficiency com a nota mínima B. A universidade ainda exige carta de recomendação, avaliação do histórico escolar e entrevistas com os candidatos.

Clique aqui para saber mais.

4º lugar: Oxford

Esta outra universidade britânica coleciona nota de ensino de 75,8 pontos e possui atualmente 12 mil alunos nas instalações em Oxford, Reino Unido. A instituição é a mais antiga universidade de língua inglesa do mundo. Na área de tecnologia, Oxford oferece cursos de Ciência da Computação, Base de Dados, Linguagem computacional e outros.

Por meio de um formulário online você realiza a inscrição para estudos de graduação e pós-graduação. É necessário, no entanto, apresentar documentos para avaliação acadêmica, como histórico escolar e atividades extracurriculares. A faculdade também exige testes de proficiência em inglês reconhecidos pela universidade, como IELTS ou TOEFL.

A universidade possui um dos maiores índices de universitários internacionais do mundo: 14% de seus estudantes não são ingleses.

Saiba mais sobre o processo de admissão aqui.

5º lugar: Berkeley

Na Califórnia, Estados Unidos, está localizada a quinta principal universidade do mundo, com 36 mil alunos e reputação acadêmica de 75,1 pontos. A instituição concentra uma área de 499 hectares com três bibliotecas centrais, oito museus, um jardim botânico, além de restaurantes e lojas.

Para ser considerado um candidato apto para admissão, o estudante internacional deve apresentar certificado de conclusão da escola secundária e realizar dois anos do programa A-Level com, no mínimo, três exames acadêmicos, diploma do programa IB ou outro currículo acadêmico semelhante.

A proficiência em inglês no TOEFL ou IELTS também são necessárias, assim como o visto de estudante norte-americano.

Tire suas dúvidas aqui.

Para conhecer os cursos de tecnologia da USP, eleita uma das mais renomadas universidades do mundo, clique aqui


via olhar digital

Category: , ,

0 comentários