SXSW 2013: cinco tendências que farão parte do festival de tecnologia

Thaylan Sk | 15:34 | 0 comentários

Selecionamos as novidades que devem chamar a atenção no festival norte-americano South By Southwest 2013

Reprodução
SXSW
Felipe Maia

Mais de 20 mil pessoas se deslocam para o Texas, nos Estados Unidos, nesse começo de março. A migração é justificada por centenas de conferências, palestras, paineis, debates, oficinas, feiras e conversas que acontecem no South By Soutwest. O SXSW, como é abreviado, é um dos maiores festivais de tecnologia, ciência e cultura digital do mundo.

Realizado desde 1987, o evento começou como um festival de música. Com o tempo, seguiu a ordem natural das coisas e foi crescendo. Virou festival de filme também e desmembrou-se entre empresas e eventos paralelos. Por fim ganhou sua faceta voltada ao universo de nerds, geeks, pesquisadores, estudiosos, empreendedores, entre outros, o SXSW interactive.

Essa parte do evento divide-se em uma premiação, o Awards, uma seção de startups, a Startup Village, uma parte para games, a Gamming, além de todos os outros encontros dedicados aos mais variados temas. Muito do que acontece por lá será tendência nesse ano de 2013. Selecionamos alguns tópicos que podem se destacar nesta edição do SXSW e no mundo tech.

A TV não morreu 
Cinquentão, o televisor já deixou de ser um tubo de raios catódicos. O presente do aparelho é plano e o futuro, se incerto quanto à resolução ou tamanho das telas, tem a certeza de que há oportunidades a serem exploradas. A maior delas é a TV social ou a crescente importância que as mídias sociais vem ganhando para a programação da tela grande. 

A relação com o conteúdo também será foco de discussões já que vêm se tornando comum recursos e aplicativos que permitem ao usuário escolher quando e como vai ver seus programas. Fechando a lista vem a produção voltada para internet, considerada a segunda era na criação de conteúdo na web. Já pensou em quanto vídeos do Harlem Shake foram pra rede?

O espaço é grandeA RedBull atirou um homem da estratosfera no começo do ano. O resultado? Uma divulgação espontânea na internet de proporções astronômicas. A Axe também entrou no vácuo e lançou sua campanha espacial, prometendo enviar o ganhador de um concurso para as alturas. Fonte para publicidade, o espaço sideral também é horizonte para exploração e pesquisa -- muito mais acessíveis que na época da primeira expediçao tripulada à lua. 

A NASA estará presente no SXSW, assim como companhias privadas como a SpaceX, que já enviou naves à estação espacial internacional. Aos desenvolvedores de garagem, a Spacehack falará como é possível criar equipamentos para explorar a fronteira final sem depender de governos ou empresas.

Imprimindo objetosAs impressoras 3D são como aquela história das bruxas. Não acreditamos, mas elas existem. A brincadeira vale porque os equipamentos, embora frequentemente pautados por suas novidades e capacidades, ainda não são largamente acessíveis para uso, muito menos para compra. Por outro lado, o SXSW desse ano volta muitos olhos a esse mercado, provando que as máquinas de fazer objetos toranarão-se cada vez mais reais.

Entre as palestras, o destaque fica com o painel levado por Mike Senese e Peter Weijmarshausen. O editor sênior da revista Wired e o CEO da empresa Shapeways tratarão de como as impressoras 3D são a nova revolução industrial. Atrelado a isso, haverá conversas sobre o futuro da tecnologia, como ela pode ajudar pessoas com restrições motoras e até como ela pode ser utilizada na moda.

Eles, robôsAtividades humanas que são cada vez mais automatizadas. Aparelhos eletrônicos que respondem segundo ações definidas. Próteses biônicas que funcionam como membros. Aplicativos que dizem o que devemos fazer. Pode não parecer, mas tudo isso faz parte dos conceitos de robótica e inteligência artificial. Dos mais simples aos mais complexos, esses sistemas também são tendência apontada pelo festival norte-americano em 2013.

Os paineis do evento falarão, por exemplo, da Siri, o recurso de voz do iOS que fez do iPhone um secretário pessoal. Outros temas abordados são as diferentes aplicações para plataformas robóticas, a distribuição do trabalho nesses novos ambientes e como educação, saúde e negócios podem se beneficiar da inteligência artificial.

Dados virtuais da vida realA tendência que mais conversa com todas as novidades da SXSW 2013 aproxima mais os mundos real e virtual. Não de uma maneira teatral, como em simuladores 3D ou em realidade aumentada. Fala-se aqui de informações coletadas por aplicativos e aparelhos e repassadas a sistemas que determinam quais ações devemos tomar -- ou qual propaganda nos será exibida. 

O ponto-chave desse movimento é tornar a vida mais eficiente. Uma das palestras do evento tem como tema os medicamentos personalizados para cada DNA. Outro painel tratará das roupas inteligentes, itens capazes de recolher informações sobre a maneira como alguém caminha ou dorme. Há, ainda, espaço para previsões mais distantes. Caso do debate sobre um futuro em que tudo o que um ser humano faz é analisado e rastreado.


via olhar digital

Category: ,

0 comentários