O perfil do técnico de informática picareta

Thaylan Sk | 00:43 | 0 comentários


Conheça as artimanhas mais usadas pelos profissionais mal-intencionados do ramo para enganar seus clientes.


Eles são responsáveis por nos acudir em momentos de tensão, preocupação e algumas vezes até de desespero. Não, não estamos falando do seu gerente no banco, médico ou psiquiatra. Os técnicos de informática podem ser tão importantes em nossas vidas quanto qualquer um desses profissionais, afinal de contas, nossas rotinas estão cada vez mais ligadas ao computador.

O grande problema é que existem alguns “profissionais” do ramo que usam essas situações de transtorno e o conhecimento limitado das pessoas para enganá-las e conseguir um lucro maior sobre seus clientes. Neste artigo, vamos apresentar algumas das principais artimanhas feitas por tais técnicos picaretas, para que assim você esteja preparado para identificar se está sofrendo um golpe.

AS ARTIMANHAS MAIS COMUNS

Como você deve imaginar, existem dezenas de mutretas que os técnicos podem fazer no seu computador para que de alguma forma eles tenham vantagens. Entre os golpes mais básicos estão inventar problemas de hardware quando a falha é apenas de software, instalar programas piratas como se estivessem implementando produtos licenciados (algo extremamente comum com o Windows e o Microsoft Office) e formatar o computador sem se preocupar com o backup dos dados.

Em relação ao hardware do computador, as picaretagens mais frequentes são instalar peças usadas como se fossem novas, trocar componentes do PC por modelos mais antigos ou mais usados sem autorização e deixar peças soltas no gabinete – para que as vibrações emitidas durante o funcionamento do computador ocasionem atrito entre as peças, causando danos a elas.



Por sua vez, no tocante a softwares, os golpes podem ser ainda mais elaborados. Os relatos mais recorrentes abordam a instalação de vírus para que a máquina apresente problemas em pouco tempo, a inserção de keyloggers e outros aplicativos “espiões” que coletam senhas e informações sigilosas e a cópia de dados e conteúdos pessoais sem consentimento do cliente.


Exemplo prático


Um suposto caso desse tipo de ato, que ganhou grande notoriedade recentemente, aconteceu com a atriz global Carolina Dieckmann. Ela teria enviado o seu computador para consertar e, alguns dias depois, começou a ser chantageada a partir de algumas fotos íntimas adquiridas pelos criminosos.
Por meio de seu advogado, Dieckmann chegou a notificar a Google para que a empresa ocultasse as imagens dela nua no seu motor de busca – pedido que foi negado pela gigante de Mountain View.

Mais tarde, com a prisão dos meliantes envolvidos, ficou provado que, na verdade, as fotos foram roubadas através de um spam. Contudo, ficou exemplificado como uma pessoa mal-intencionada que trabalha como técnico de informática pode facilmente expor e extorquir suas vítimas, digo, seus clientes.


CUIDADO NUNCA É DEMAIS


Para tentar escapar de um golpe, você pode perguntar exatamente os problemas existentes e o que será feito para solucioná-los. Com as informações mencionadas pelo técnico, você pode realizar pesquisas na internet ou consultar outro técnico para averiguar se o que foi dito pelo primeiro profissional tem coerência.
 E Como eu sempre falo leve seus equipamentos de informática há um Profissional de verdade! e não confie em aventureiros, precisando de Qualquer ajuda ligue: 35 - 9944-2582!

Fonte: Tecmundo

Category: ,

0 comentários