Lamborghini Reventón

Thaylan Sk | 15:05 | 0 comentários

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lamborghini Reventón
Lamborghini Reventón.jpg
Construtor: Lamborghini
Produção: 2007
(20 unidades)
Classe: Super Espotivo
Tipo de Carroçaria: Coupe
Motor: 6.5 litros V12 Central (650 cv)
Caixa de velocidades: 6 marchas - 8.000 rpm
Comprimento (mm): 4700 mm
Largura (mm): 2058 mm
Altura (mm): 1135 mm
Peso bruto (kg): 1665 kg
Velocidade máxima: 350 km/h
Modelos relacionados: Lamborghini Murciélago
Modelos similares: Pagani Zonda
Ferrari Enzo

O Reventón é o modelo exclusivo da Lamborghini, tendo sido lançado no IAA de 2007. Custa US$ 1.454.400(cerca de 3 milhões de reais), e só foram feitas 20 unidades.


Se você pegar um Lamborghini Murciélago LP640, o modelo topo de linha da marca dos touros, e torná-lo ainda mais exclusivo, o que surge? Para muitos, o que é inconcebível ganhou expressão física no Salão de Frankfurt, com a apresentação do novo e exclusivíssimo Reventón.

Seu nome, como é tradição da empresa, foi escolhido em homenagem ao touro Reventón, que ficou famoso, em 1943, por ter matado o toureiro Felix Guzman, um dos mais conhecidos de sua época. A fama do touro dá uma idéia da fúria do automóvel.

Apesar de utilizar a plataforma e a base mecânica do LP640, o Reventón tem uma aparência distinta, ainda que inegavelmente Lamborghini. Estão nele, por exemplo, as portas-tesoura, marca registrada da empresa para modelos de 12 cilindros desde o Countach. De resto, o desenho do esportivo se baseou no dos aviões mais rápidos do mundo. Tudo para ele voar baixo.

O motor do Reventón desloca 6.496 cm³ e tem cilindros dispostos em “V”. Aspirado, ele rende 650 cv por conta de não ter medo de girar. E ele gira muito: a potência máxima chega a 8.000 rpm. O câmbio é manual, de seis marchas, e a tração é integral permanente.

Para um carro com peso seco de 1.665 kg, toda essa força representa um desempenho estonteante: 0 a 100 km/h em 3,4 s e 340 km/h de velocidade máxima. Esse é, evidentemente, a característica central do carro e toda a sua razão de existir, mas o Reventón tem muito mais a oferecer, além de desempenho e exclusividade.

Tão importante quando acelerar é controlar a força de um touro bravo como este. Para isso, contribui a carroceria quase inteiramente feita de fibra de carbono, exceto pelo teto e pelos painéis externos das portas, feitos em aço. No painel, um medidor de aceleração lateral informa ao motorista a pressão que ele está sofrendo ao fazer curvas a 200 km/h ou mais. Bota pressão nisso!

As rodas, de aro 18”, calçam pneus 245/35 ZR 18 na dianteira e 335/30 ZR 18 na traseira. Os discos, enormes, são de 380 mm na dianteira e de 355 mm na traseira. Opcionalmente (uma coisa engraçada em um carro que terá apenas 20 unidades produzidas), o feliz proprietário poderá contar com freios de cerâmica, de 380 mm tanto na frente quanto atrás. A suspensão é independente e por quadrilátero nas quatro rodas.

Para arrematar, o Reventón não será simplesmente comprado. Ele vai escolher quem pode se colocar atrás de seu volante. Mesmo que você tenha 1 milhão de euros sobrando, só alguns poucos felizardos, escolhidos a dedo pela marca, terão o prazer de adquirir este automóvel fantástico. Isso é algo a que nem o Bugatti Veyron, o carro mais extraordinário já criado, se dá ao luxo de fazer. Se o Reventón faz, é porque pode!

Category:

0 comentários