Mini Rodaster
DIVERTIDO E IRREVERENTE: EIS O PRIMEIRO SEM TETO DE DOIS LUGARES DA MARCA INGLESA!
A família MINI não para de crescer. Quase dois meses após o lançamento mundial do MINI Coupé, realizado em setembro, é a vez do MINI Roadster dar as caras. O carro é o sexto modelo da marca e o primeiro roadster (conversível de dois lugares) da história da empresa controlada atualmente pelo Grupo BMW.
O carisma que acompanha os modelos da MINI desde o resurgimento da marca, em 2001, é reforçado no Roadster. O par de santantonios (arcos instalados atrás dos bancos que protegem a cabeça dos ocupantes em caso de capotagem) está lá por segurança, mas não há como negar que eles conferem um charme todo especial ao veículo. De resto, o visual é praticamente o mesmo dos outros MINI, por qualquer ângulo que se olhe.
Assim como ocorre no resto da linha, na Europa o Roadster será oferecido em quatro versões. Os propulsores de 1,6 litro movidos a gasolina têm 122 cv (Cooper), 184 cv (Cooper S) e 211 cv (John Cooper Works). A única opção a diesel, denominada Cooper SD, conta com 143 cv. A versão mais apimentada é a John Cooper Works, em que bastam apenas 6,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 237 km/h, segundo dados fornecidos pela MINI.
A filosofia de prazer ao dirigir acima de tudo é explorada ao extremo no Roadster. Com baixo centro de gravidade e suspensão esportiva, o carro é recheado com alguns dos itens de segurança mais sofisticados da atualidade. Tome nota: ele tem freios com ssitema anti-travamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle dinâmico de estabilidade (DSC) e controle dinâmico de tração (DTC) de série em todas as versões. Comum a todos também é o aerofólio traseiro que se ergue acima dos 80 km/h. Já o controle de bloqueio eletrônico do diferencial (EDLC) é vendido como opcional, com exceção do Roadster John Cooper Works.
Entre os itens de série, o conversível possui ar-condicionado, sistema de som com reprodução de arquivos em MP3, direção elétrica com servo-assistência (fica mais dura conforme a velocidade aumenta para melhorar a estabilidade) e entrada auxiliar, rodas de liga leve e sensores de estacionamento.
Nos opcionais, o MINI Roadster pode ser adquirido com faróis de xenon adaptativos, ar-condicionado digital, sistema de navegação por satélite embutido no painel, som de alta fidelidade feito pela Harman Kardon, sistema de conectividade com acesso à internet e redes sociais e o curioso contador Always Open, que indica por quanto tempo o proprietário está andando sem a capota de tecido. Ainda não há previsão de quando o MINI Roadster chegará ao Brasil.
Fonte: Quatro Rodas
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