Controlar decide recorrer à Justiça contra redução de tarifa em SP
Empresa discorda de relatório apresentado pela Fipe e aprovado pela Prefeitura
Por Bruno Roberti
A Controlar, empresa responsável pela inspeção veicular em São Paulo, irá recorrer à Justiça na tentativa de barrar a redução de tarifa do serviço no próximo ano.
Na última terça-feira (20) a Prefeitura negou o último recurso da empresa e manteve a previsão de baixar a taxa dos atuais R$ 61,98 para R$ 44,36 a partir de janeiro. O novo valor foi aprovado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente após denúncias de irregularidades da Controlar feitas pelo Ministério Público.
Em nota, a empresa disse que "adotará todas as providências necessárias para proteção de seus direitos". O prefeito da cidade, Gilberto Kassab, afirmou que buscar a via judicial é um direito da Controlar, de acordo com reportagem do jornal O Estado de São Paulo.
A nova tarifa foi tomada após apresentação de quatro relatórios pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que avaliou quanto era cobrado pela inspeção em quatro cenários distintos, em função da produtividade.
A discordância entre a Controlar e a Fipe está na quantidade de inspeções realizadas. A Prefeitura diz que a empresa inspeciona 10,3 veículos por hora. Já a Controlar diz que só faz 7,6 verificações a cada hora. A Fipe indica que a tarifa deve estar associada a essa produtividade de forma inversa: se inspeciona mais, a Controlar deve cobrar tarifa menor; se inspeciona menos, tem direito a uma taxa mais alta.
Fonte: Quatro Rodas
Category: Noticias
0 comentários