Exercício simulado
Exercício simulado
Por Péricles Malheiros
56 898 km
Prestes a se aposentar, o Uno cumpriu a penúltima etapa de sua jornada: a simulação de venda – o teste completo em nosso campo de provas é o último passo antes do desmonte. Funciona assim: visitamos lojas independentes e concessionárias e nos anunciamos como interessados em vender o carro. Depois ouvimos as propostas, que geralmente são duas: compra pura e simples ou a compra como parte de pagamento em um modelo de maior valor.
Começamos o périplo pela loja independente 13 Car, em São Paulo. Ao ver o hodômetro com quase 60 000 km, o vendedor Juliano Costa logo disse: “Rodado assim, sem chance. Não compro. Quem busca um seminovo quer justamente evitar carros com alta quilometragem”. Perguntamos então quanto pagaria se tivesse metade da rodagem. “No máximo 22 500 reais”, disse. Na tabela Fipe, em meados de outubro, o valor era de 25 900 reais.
Em outras lojas, as críticas foram basicamente as mesmas, sobre a alta quilometragem. Mas o pior ainda estava por vir. Na concessionária Sinal, mal anunciamos nossa intenção de venda e o atendente rebateu: “Só compro se for na troca por um modelo zero-quilômetro”. Mesmo assim, nosso rodado Uno foi cotado a 21 000 reais, 18,9% abaixo da tabela. A depreciação torna-se ainda mais severa quando o valor proposto é comparado ao preço pago na compra, 33 698 reais, em outubro de 2010. Nosso Uno Vivace foi encomendado com os seguintes opcionais: volante com regulagem de altura, som com USB e Bluetooth, ABS, airbag duplo, travas e vidros elétricos, ar-condicionado, faróis de neblina, direção hidráulica e limpador do vidro traseiro, além de pintura nos para-choques, maçanetas e retrovisores externos. Ou seja, comparando o valor pago na compra com o oferecido na concessionária, nosso Uno sofreu desvalorização de 37,7%.
Consumo
No mês (24,6% na cidade): Álcool – 9,4 km/l
Desde out/10 (26,4% na cidade): Álcool – 9 km/l
No fim da jornada, o vidro elétrico passou a desobedecer o botão, um defeito intermitente (esq.) | Ao ser ligado, ar-condicionado exala odor forte. Desmonte mostrará estado do filtro de cabine (dir.)
Fonte: Quatro Rodas
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