Dicas para economizar com o seu carro flex
A economia é o motivo central da procura constante por carros flexs no mercado automobilístico. No entanto, você deve estar ligado aos cuidados básicos com veículos deste tipo.
Na hora de abastecer, muita gente acaba se esquecendo de verificar o reservatório de gasolina no compartimento do motor. Lembre-se de que esse detalhe é responsável por realizar a partida a frio do carro flex.
Saber utilizar a vela certa para determinado tipo de combustível também é fundamental para manter o bom desempenho do veiculo. As velas frias devem ser usadas para bicombustíveis e as velas quentes com motores a gasolina.
Devo abastecer com uma quantidade maior de álcool ou gasolina?
Gasolina
• Apesar da gasolina ser mais cara, ela apresenta uma economia significativa no consumo – que pode chegar até 30% – já que possui um maior poder calorífero.
• Apesar de mais poluente, a gasolina tem melhor desempenho do motor em função da sua taxa de compressão, possibilitando maior torque e potência.
Álcool:
• É mais barato, mas consome mais.
• Possui um poder antidetonante muito maior que a gasolina, o que possibilita maior agilidade ao veículo.
• Melhor qualidade do ar, já que este combustível emite menos poluentes na atmosfera, se comparado aos outros refinados do petróleo.
Não existe, porém, uma proporção exata da mistura de gasolina e álcool sugerida pelos especialistas para melhorar o desempenho do veículo. Aliás, a vantagem dos motores flexíveis é justamente poder operar com quaisquer volumes entre os dois combustíveis ou somente com apenas um deles.
Os motores bicombustíveis funcionam como os motores normais, com a vantagem de que eles podem se aproveitar de todos os benefícios que, tanto a gasolina, quanto o álcool, tem a oferecer.
Dica importante
Para saber se vale a pena abastecer com álcool, basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o resultado for um valor menor que o preço do álcool, o certo é abastecer com gasolina; se for maior, o álcool é a melhor opção. Isso porque o rendimento médio do álcool é 30% menor do que o da gasolina.
Fonte
Deixe um comentário não custa nada!

0 comentários