Rockstar Games - Muito além do GTA
Fundada em 1998 por Sam Houser e Dan Houser, na Escócia, o primeiro grande sucesso da companhia foi o polêmico Grand Theft Auto, jogo que colocava o usuário na pele de um fora-da-lei, que podia roubar, matar e "tocar o terror" na cidade.
Proibido em muitos países, GTA foi um fenômeno de vendas que, apesar das críticas, fez com que a empresa se expandisse. A Rockstar Games tem estúdios espalhados ao redor do mundo: Japão, Canadá, Escócia, Inglaterra e em várias cidades dos Estados Unidos, inclusive em Nova York, onde reside hoje a sede da empresa.
Com um estilo bastante peculiar, ao longo dos anos a Rockstar foi comprando diversos estúdios menores e abrindo novas sedes para produção de seus jogos. Apesar de ter muitos títulos de sucesso, a maioria dos brasileiros não reconhece isso e muitos nem sabem que o universo criativo da Rockstar Games vai muito além do mundo de GTA.
A mídia brasileira, em especial a não especializada em games, gosta apenas de salientar que a empresa criou um outro jogo polêmico: Bully.
Desenvolvido na Rockstar Vancouver e lançado em 2006 para PS2, o jogo trazia um personagem tão polêmico quanto o criminoso de GTA. O jogador era posto na pele de um garoto que muda de escola e tem que mostrar que é durão o suficiente para ser respeitado lá dentro. As missões variam entre pregar peças nos colegas até a espancamentos. Foi um jogo bastante chocante quando foi lançado e, por isso, proibido também em muitos países (inclusive no Brasil).
O que infelizmente passa em branco no Brasil é a competência da empresa para fazer jogos que não são apenas polêmicos, mas verdadeiras obras de arte da indústria dos games.
A série Max Payne, por exemplo, foi distribuída pela Rockstar e traz um enredo intrigante, contando a história do policial Max Payne, que se infiltra no mundo do crime para investigar a máfia, mas se vê traído pela polícia e sai em uma saga de vingança contra seus inimigos. O terceiro jogo da série, Max Payne 3, está com lançamento previsto para o início de 2012.
Outro grande sucesso de público e crítica foi o fenomenal Red Dead Redemption, aclamado como melhor jogo do ano de 2010 no Vide Game Awards e que trouxe uma revolução para os jogos de faroeste (e ainda rendeu uma continuação muito interessante, o Red Dead Redemption Nightmare, que trazia os mesmos personagens e cenário do velho oeste, mas com ZUMBIS!).
Em 2011 a empresa já começou o ano com o pé direito, ao lançar mais um jogo bem elaborado, o soturno L.A. Noire, o primeiro jogo produzido pela Team Bondi, na Austrália, desenvolvido e distribuído pela Rockstar Games.
Mais uma vez a empresa trouxe novidades, com uma nova tecnologia de captura de movimentos que deixou os personagem com detalhes impressionantes e enriqueceu o roteiro do jogo. O personagem principal, o policial Cole Phelps, tem que investigar diversos assassinatos na cidade de Los Angeles dos anos 1940 e um dos pontos altos são os interrogatórios, em que é preciso ser perspicaz e saber, pelas reações dos suspeitos, se eles estão mentindo ou dizendo a verdade.
Para muitos, a Rockstar Games pode se resumir apenas aos seus maiores fenômenos de vendas, GTA 1, 2, 3, 4 e as expansões tão famosas quanto (especialmente San Andreas), mas com tantos títulos de qualidade, é certo que a empresa tem competência para nos apresentar muitos jogos excelente no futuro, assim como tem feito nos últimos 13 anos.
Grand Theft Auto V vai ser apenas mais um sucesso da companhia.
Autor: Vitor Gonçalves.
Fonte: Metrojogos.
Deixe um comentário não custa nada!
Category: Curiosidades, Noticias, Rockstar
0 comentários