A Web está morrendo

Thaylan Sk | 17:32 | 0 comentários


Pelo menos nos smartphones.
Os usuários de smartphones passam 81,5% de seu tempo online em aplicativos e apenas 18,9% em browsers, informa a comScore, em estudo divulgado na última segunda-feira (07/05/2012). Quase 100 milhões de internautas norte-americanos com mais de 18 anos foram contabilizados para a pesquisa, que explicita a crescente importância dos aplicativos nos celulares e o reduzido espaço ocupado pela Web.

Dos cinco serviços mais utilizados em smartphones em março, somente a Wikipedia foi mais acessada pelo navegador (99.8% do tempo). O Yahoo, terceiro no ranking, foi o que mais se aproximou do índice da enciclopédia digital, ainda que apenas 25.3% do tempo consumido em seus portais tenha sido via browser. O número cai para 19% no caso do Google, o líder da classificação, 20% no Facebook, segundo lugar, e 14.3% na Amazon, em quarto.

Alguns serviços conseguiram ótimas colocações, apesar de praticamente só serem visitados a partir dos programas oficiais. Os da Apple, na sexta posição, ocuparam 99,7% do tempo online, certamente devido ao iTunes, e os da Cooliris, que dispõe de um popular software de mensagem, chegaram a 100%. Já os apps da Zynga, Twitter e Rovio obtiveram, respectivamente, 99,6%, 99,5% e 96,3% - interessante constatar que esta última, apenas com o Angry Birds, conseguiu atingir 25,8% dos internautas móveis.

Outra questão levantada pela comScore é o engajamento proporcionado pelos aplicativos no que se refere às redes sociais. Ela dá o exemplo do Twitter: enquanto os usuários de desktops ou notebooks gastaram, em média, 20,4 minutos no microblog em março, os consumidores que o acessaram por dispositivos móveis ficaram 114,4 minutos – 110,3 a partir de aplicativos.

O instituto monitorou o comportamento dos internautas nas três plataformas mais populares dos Estados Unidos: iOS, Android e BlackBerry OS. Por não ter incluído na pesquisa os tablets – cuja tela maior pode encorajar a visita a sites convencionais – é cedo para dizer que a web está morrendo nos dispositivos móveis. No entanto, pelo menos nos smartphones, os dados mostram que a tendência é que ela fique cada vez mais insignificante. 


Fonte: IDG Now!




Deixe um comentário não custa nada!

Category: ,

0 comentários