Seu chefe está pronto para liderar? Para dirigir o caminhão?

Thaylan Sk | 16:25 | 0 comentários


Liderança é algo bastante interessante no meio corporativo. Alguns estão preparados, outros muitos se consideram habilidosos na arte de liderar e quase todos almejam uma função de liderança.
Porém, verdade seja dita, a distância entre tudo que se entende sobre líder está longe dos muitos chefes que existem por ai.
Já ouvi coisas engraçadas sobre pessoas que queriam ser líderes, dizendo que “não queriam mais ser subordinados e sim mandar”, coisa típica de um chefe. A propósito, é interessante diferenciarmos aqui o que é um líder de um chefe.
Sabem os antigos capitães-do-mato da época da escravidão, dos capatazes degangsters ou mesmo aquele homem do barco viking que ficava batendo um tambor e gritando “Remem!” para os demais?
Certamente são caricaturas muito próximas do que entendo como os atuais chefes nas empresas: pessoas que estão ali para fazer os outros trabalharem, sob algum tipo de pena.
A única semelhança entre o líder e o chefe é que ambos sabem bem o objetivo a ser alcançado (ou pelo menos deveriam saber), porém o líder leva o grupo para essa meta através da inspiração, da confiança e, principalmente, do exemplo.
Um dos episódios que me lembro retrata bem isso. Havia um superior meu que sempre dava o exemplo para os demais de que devemos nos esforçar para atingir as metas da empresa.
Certa vez precisávamos entregar um material e o mesmo só ficou totalmente pronto um dia antes do prazo.
Quando digo material me refiro a elementos que enchem um caminhão de pequeno porte, e que teriam que ser entregues em uma cidade a 800km da fábrica.
O expediente já havia terminado e o motorista, rígido com o próprio horário, já havia saído. Quando o nosso superior verificou que o porte do caminhão poderia ser dirigido por uma pessoa com habilitação de carro de passeio não teve dúvidas: passou em casa, pegou algumas roupas e seguiu viagem com o caminhão.
Cheguei a ficar preocupado e pedi que ligasse em paradas estratégicas da viagem, mas tudo ocorreu bem e aquela atitude foi motivo de muitos comentários, em sua maioria positivos.
Essa história se torna mais interessante quando comparo com uma rápida que ouvi essa semana.
Um superior, vendo que a equipe estava sobrecarregada com o trabalho, começou uma das atividades do grupo, mas em poucos minutos parou e disse: “Isso aqui é para vocês fazerem, não eu que sou chefe”.
E ai a comparação que fiz lá no início com capatazes, vikings e capitães-do-mato não parece ser algo tão exagerado.
Mas de fato eu não tiro a razão do superior da última história: ele é chefe mesmo. Se um dia quiser ser líder precisa percorrer uma longa estrada, e não necessariamente precisará de caminhão para isso.


Deixe um comentário não custa nada!

Category: ,

0 comentários