Futuras GPUs da Intel terão desempenho 400% superior às Sandy Bridge

Thaylan Sk | 13:13 | 0 comentários


A futura arquitetura de processadores da Intel será a Haswell, e um dos aprimoramentos mais aguardados da linha de CPUs é a nova geração de GPUs embutidas. Os avanços no desenho das unidades promete um salto de desempenho de 400% em relação às GPUs dos processadores Sandy Bridge.
Arquitetura de 22nm da Intel apostará em desempenho aprimorado na parte gráfica (Foto: Reprodução)Arquitetura de 22nm da Intel apostará em desempenho aprimorado na parte gráfica (Foto: Reprodução)
A ideia é bater de frente com o amplo domínio que a AMD vem conquistando no mercado com suas APUs. Além dos preços competitivos, os chips acelerados da AMD dispõe de todo o conhecimento da empresa na criação de suas GPUs Radeon, drivers atualizados com frequência e ampla base de desenvolvedores, sintonizados com o trabalho da AMD.
A conquista de desempenho prometida para os Haswell, que devem chegar ao mercado em 2013, vem embalada, sobretudo, pela melhora das especificações das GPUs GT3 da Intel, com aumento de capacidade facilmente perceptível nos números.

Tomando como exemplo as GPUs mais potentes impressas em processadores Ivy Bridge - elas contam com 16 unidades de execução, 64 ALUs e 2 unidades de texturas, os processadores gráficos da família Haswell terão 40 unidades de execução, 160 ALU e 4 unidades de textura.

São números que ainda empalidecem diante de placas gráficas de desempenho mediano, mas, ainda assim, considerando o consistente salto das Ivy Bridge em relação a tudo que a Intel tinha desenvolvido nessa área, espera-se que os Haswell consigam competir com as futuras APUs da AMD no mercado de notebooks, onde placas gráficas dedicadas são impraticáveis.

Via Softpedia

Deixe um comentário não custa nada!

Category: , ,

0 comentários