Qual a diferença entre sites em flash e HTML5?

Thaylan Sk | 13:56 | 0 comentários


Flash e HTML 5: inimigos, parceiros ou colegas? A melhor opção, por enquanto, é a última. Há quem diga que o Flash está ultrapassado e que o seu lugar será assumido pelo HTML 5. Mas qual é a diferença entre um e outro? Tecnicamente, as diferenças entre os dois estão basicamente nos codecs. O HTML 5 trabalha com Ogg Theora e H.264, enquanto o Flash trabalha com o H.264 e AAC. Na prática, alguns detalhes importantes fazem a diferenciação destes formatos e provam que cada um leva vantagem em um determinado ponto.
Quem leva a melhor na briga entre Flash e HTML 5? (Foto: Reprodução)Quem leva a melhor na briga entre Flash e HTML5? (Foto: Reprodução)
O Flash da Adobe, ficou famoso por possibilitar a criação de efeitos e animações bem diferentes do que se via nos sites tradicionais feitos somente com a linguagem HTML tradicional, ainda nos anos 90. Com diversas funcionalidades e uso fácil, o programa tornou-se uma verdadeira mania entre os desenvolvedores de websites. Não somente para fazer imagens animadas, mas sim para construir páginas inteiras. A reprodução de vídeos e de jogos online também utiliza a tecnologia do Flash. Por isso, boa parte dos sites atuais utiliza (ou utilizava) o Flash.
Até chegar o HTML 5. É bem verdade que este formato não tem a capacidade igual a do Flash, porém é mais simples, não necessita de plugins para funcionar e seus arquivos são carregados bem mais rápidos do que os do seu maior “rival”. o que se discute é se o HTML 5 é uma espécie de evolução do Flash. Afinal, há aparelhos como os da Apple, os novos Androids com Jelly Bean e os Windows Phones que não deverão ter suporte ao Flash, criando espaço para cada vez mais sites em HTML5. No entanto, o "flash killer" ainda está “engatinhando” e roda em alguns navegadores (Internet Explorer, Chrome e Safari).
Ao que tudo indica, nos próximos anos, os dois formatos irão conviver “amigavelmente”. Cada um tem seus pontos positivos e negativos. Para o desenvolvedor, por exemplo, o Flash é mais simples. Mas por outro lado exige muitos plugins e seu tempo de carregamento pode ser imenso em computadores menos potentes. Para o internauta, o HTML 5 parece mais prático. No entanto, ainda não suporta streaming de vídeos, webcam e vídeos em tela cheia.
Ou seja, ainda há espaços para os dois por enquanto. O Flash está consolidado e o HTML 5 em crescimento. Resta saber, em algum tempo, qual deles vai se firmar como melhor opção tanto para desenvolvedores como para usuários.
Veja alguns de exemplos de novos sites criados em HTML 5:
ROME em HTML 5 (Foto: Reprodução)ROME em HTML 5 (Foto: Reprodução)
Flower Power em HTML 5 (Foto: Reprodução)Flower Power em HTML 5 (Foto: Reprodução)
HTML 5 World Flights (Foto: Reprodução)HTML 5 World Flights (Foto: Reprodução)

Deixe um comentário não custa nada!
via Tech Tudo

Category: , , ,

0 comentários