Sistema aumenta visibilidade do motorista na chuva
Uma equipe de cientistas da Carnegie Mellon College, nos Estados Unidos, desenvolveu um sistema para facilitar a vida dos motoristas em situações extremas e de pouca visibilidade. A ideia é criar um sistema de faróis inteligentes, que melhorem a visibilidade em casos de chuva forte à noite. Hoje, é comum que os faróis apenas piorem a situação por conta do reflexo da chuva.
O projeto nasceu da percepção de que em condições perigosas, como chuva e nevasca, as luzes dos automóveis costumam ser refletidas pelas partículas de água de volta para o motorista. O resultado é que, em vez de ajudar, as lanternas do carro apenas pioram as condições.
Para evitar esse ofuscamento, Narasimhan criou um sistema que procura evitar o problema. Ele funciona usando um projetor digital, que ilumina as gotas de chuva por alguns milissegundos. Ao mesmo tempo, uma câmera montada ao lado do projetor marca a posição de gata gota e calcula se ela irá cair no campo de visão do motorista. Com os dados referentes à velocidade do carro e posição da chuva, o sistema desliga feixes de luz que iriam incidir nas gotas e acabar refletidos.
Os resultados são interessantes, e a velocidades módicas de 30 km/h, a técnica demonstrou uma eficácia de 70% em uma tempestade de bom tamanho. O grande problema na pesquisa é que, a 30 km/h, o recurso é praticamente irrelevante. Por conta disso, o foco dos pesquisadores é aumentar a velocidade e atingir uma eficiência superior.
Deixe um comentário não custa nada!
Category: Noticias
0 comentários