Terceira maior rede de spam do mundo é tirada do ar

Thaylan Sk | 11:52 | 0 comentários


A rede de spam Grum, terceira maior do mundo, foi tirada do ar na última quarta-feira (18) após uma operação internacional que contou com a ajuda de provedores e gerenciadores de domínios. Responsável por 18% de todos os spams enviados no mundo, o Grum controlava cerca de 120 mil computadores.
Terceira maior rede de SPAM é desativada  (Foto: Reprodução/Gizmodo)Terceira maior rede de SPAM é desativada (Foto: Reprodução/Gizmodo)
Os servidores do Grum estavam localizados no Panamá, na Rússia, na Holanda e na Ucrânia. Esses servidores disparavam comandos remotamente para máquinas infectadas, que enviavam spam em grande escala. Estima-se que pelo menos 120 mil usuários desavisados tinham suas conexões utilizadas para o envio diário de mensagens indesejadas.
A FireEye Malware Intelligence Lab, empresa especializada em segurança digital, conseguiu tirar do ar servidores na Holanda e no Panamá durante a madrugada da última terça-feira (17). Servidores ucranianos ficaram inacessíveis na tarde de quinta-feira (18). A operação durou três dias. De acordo com a empresa, o número estimado de IPs que enviavam spam diariamente através do Grum caiu de 120 mil para 21 mil.
Em seu blog oficial, a FireEye deixou uma mensagem aos spammers: "Pare de nos enviar spam. Nós não precisamos do seu Viagra barato ou Rolex falso. Faça outra coisa, trabalhe no Subway ou McDonald’s, ou venda hot dogs, mas não nos envie spam".
Via Gizmodo

Deixe um comentário não custa nada!

Category: ,

0 comentários