Use o Google Adwords para aumentar as visitas do seu site
Se você tem um site, você quer que ele seja visto; e para ele ser visto, precisa ser divulgado. Mas você sabe como divulgar seu site de forma eficaz, na internet, com um baixo investimento?
Inicialmente as técnicas de SEO (Otimização de Sites para Buscas) devem se tornar seu manual de cabeceira – quanto mais conseguir aplicar, melhor será para a popularidade do seu site (e também para o seu bolso).
Como parte de um bom planejamento estratégico de marketing digital, quanto mais alta for a sua posição nos sites de busca, maior será o índice de acessos, gerando mais retorno para o seu site. E uma dessas fontes de visibilidade está no investimento em anúncios do Google Adwords, um serviço que veicula publicidade na internet usando palavras-chave. O intuito disso é óbvio: aproximar o público que busca pelos seus produtos ao seu negócio.
Veja como fazer com que o Google AdWords traga mais retorno para o seu site acompanhando nosso passo a passo.
Passo 1. Primeiramente é preciso acessar a página do Google AdWords e criar uma conta com nome de usuário. Caso você já seja cadastrado no Google, basta digitar seu login e senha e prosseguir.
Passo 2. Em seguida, será preciso escolher a forma de investimento. O AdWords trabalha com dois modelos: o CPC (custo por cliques), no qual você define um valor a ser pago a cada clique dado no seu anúncio; ou o CPM (custo por mil impressões), ou seja, o pagamento pelo número de exibições do anúncio. A decisão aqui vai depender do tipo de campanha que você deseja criar. Para gerar mais visitas ao seu site ou blog, o ideal é estabelecer o valor máximo que será pago por clique ao dia.
Passo 3. Depois de confirmar a conta é chegado o momento de criar uma campanha. Ao selecionar esta opção é necessário definir um público-alvo e o idioma em que o anúncio será apresentado.
Passo 4. Agora é necessário criar o anúncio propriamente dito, que será composto por um título, duas linhas de texto e um endereço de visualização, que é o endereço do site propriamente dito. Há, atualmente, a possibilidade de inserir imagens no seu anúncio pelo AdWords. Neste caso, vale lembrar que a imagem pode ser do seu produto ou marca, desde que tenha boa qualidade e consiga transmitir a mensagem que deseja.
Passo 5. Depois de finalizada a etapa anterior é hora de definir as palavras-chave – ou keywords – que poderiam ser usadas por um internauta que está à procura de seu site, empresa ou produto.
Por exemplo: caso você possua uma loja de bolsas em São Paulo, é possível definir como palavras-chave ideais a combinação “comprar bolsas São Paulo”. O recomendado é que, antes de definir as palavras-chave aleatoriamente, você faça uma pesquisa no Google para compreender o perfil do público que você deseja atrair.
As palavras não são fixas, você poderá, inclusive, acompanhar o retorno de cliques obtido por cada uma delas e, no mês seguinte, substituir, acrescentar ou simplesmente eliminar algumas keywords da lista.
Passo 6. Para que os anúncios sejam veiculados você precisa definir qual será a forma de pagamento, que pode ser pré ou pós paga. O Google vai liberar a sua campanha assim que o pagamento for confirmado.
Atenção: não se engane com o baixo investimento inicial. Você deve definir campanhas com cautela para não transformar os anúncios em prejuízo para o seu site. Uma dica é começar aos poucos, com pequenas listas de palavras-chave. Depois vá acompanhando os índices e direcionando a estratégia até que ela comece a gerar retorno. Só então amplie sua divulgação.
Outro fator importante é acompanhar a taxa de rejeição para evitar o acúmulo de palavras-chave equivocadas na sua campanha. Isso acontece quando você define keywords que não têm relação com o seu produto ou serviço, levando o usuário a clicar pensando que encontrará o que ele deseja, no seu site, e, quando percebe que está enganado, sai da página sem navegar pelo site. Nesse caso, além de não obter o retorno esperado e prejudicar sua imagem com o público, você também perde posição nos sites de busca.
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