Cientistas usam impressora 3D para recriar bico de águia
Técnicos da Kinectic Engineering Group foram capazes de, através de moldes e impressoras 3D, fabricar um bico biônico para uma águia ferida. Batizado de Beauty, o pássaro tinha levado um tiro em 2005 e perdera quase a totalidade do bico. Para especialistas, alimentar-se com a lesão era para Beauty o mesmo que você tentar comer yakissoba com apenas um pauzinho.
Interessados em resolver o problema, os engenheiros chefiados por Nate Calvin procuraram a mulher que resgatara a ave para entender melhor a situação e buscar uma solução tecnológica, que evitasse a eutanásia de Beauty.
Daí nasceu a ideia de modelagem tridimensional de um bico que pudesse ser produzido em impressoras 3D. Para chegar à prótese, feita de polímeros baseados em nylon, os técnicos tiraram um molde do bico lesionado e aplicaram softwares específicos para projetos 3D.
Com o auxílio de biólogos, pesquisadores, engenheiros e especialistas médicos, o bico protético foi implantado junto a uma base de titânio na águia. Graças à ajuda de vários voluntários, o animal pôde voltar a beber água, por exemplo, por seus próprios meios depois de anos.
A grande limitação da prótese é que ela não é firme o suficiente para permitir que a ave seja devolvida à vida selvagem. Entretanto, ela é sólida o bastante para que o bichinho possa se alimentar por seus próprios esforços em cativeiro, além de poder limpar suas penas sozinho.
Via The Guardian
Category: Noticias, Tecnologia

0 comentários