Diretor-geral do Google Brasil fala sobre o caso do vídeo no YouTube

Thaylan Sk | 00:53 | 0 comentários


O diretor-geral do Google no Brasil, Fabio Coelho, emitiu uma nota oficial no blog da companhia, nesta quinta-feira (27), para esclarecer a questão das remoções (ou não) de vídeos relacionados à política do YouTube no país. O executivo bateu na tecla da “liberdade de expressão” para defender-se de um caso que se tornou destaque em todo o país nos últimos dias.
Diretor do Google no Brasil comentou polêmica no YouTube (Foto: Reprodução)Diretor-geral do Google no Brasil comentou polêmica
no YouTube (Foto: Reprodução)
A discussão se dá por conta de uma polêmica agravada na última quarta-feira (26), quando policiais federais detiveram o executivo após a empresa negar o cumprimento de decisões judiciais que determinavam a retirada de vídeos do YouTube que acusam o candidato à prefeitura de Campo Grande, Alcides Bernal, de praticar diversos crimes.
Segundo o executivo do Google no Brasil, durante o período eleitoral é normal que a empresa receba diversas ordens judiciais para remoção de vídeos que criticam candidatos concorrendo a cargos eletivos. Na última semana, a companhia recorreu de uma ordem judicial para remover os vídeos relacionados ao candidato em questão do YouTube. Porém, o recurso foi negado e eles terão, sim, que ser apagados do site.

Coelho citou ainda o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, que prevê que “todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão” e frisou que o Google tem, sim, políticas muitos fortes de remoção de vídeos do YouTube, mas destacou que este caso não se encaixava nestas recomendações. Após emitir a opinião sobre toda esta polêmica, o executivo confirma que os vídeos foram removidos do YouTube, mas não pelo Google e sim pelo próprio usuário que os publicou.
“Estamos profundamente desapontados por não termos tido a oportunidade de debater plenamente na Justiça Eleitoral nossos argumentos de que tais vídeos eram manifestações legítimas da liberdade de expressão e deveriam continuar disponíveis no Brasil. Apesar disso, continuaremos nossa campanha global pela liberdade de expressão – não apenas porque essa é uma premissa das sociedades livres, mas também porque mais informação geralmente significa mais escolhas, mais poder, melhores oportunidades econômicas e mais liberdade para as pessoas”, informou Fabio.
Segundo ele, “um exemplo dos efeitos intimidatórios do episódio para a liberdade de expressão”. Veja a íntegra do comunicado em português no blog da companhia.
via Tech Tudo

Category: , ,

0 comentários