Cartilha online dá dicas para internauta não cair em golpes
Documento ensina a usar o computador de forma segura e destaca importância na elaboração de senhas
Reprodução |
O fascículo é ilustrado e está disponível em formato PDF. Para facilitar sua compreensão e estimular a disseminação, o material é acompanhado por slides, licenciados sob Creative Commons (CC BY-NC-SA 3.0), e pode ser usado livremente para divulgar boas práticas e dicas para compras seguras.
A cartilha alerta para golpes virtuais como tentativa de utilização de páginas falsas (phishing) por criminosos e a criação de portais de comércio eletrônico ou leilão fraudulentos. O material orienta ainda sobre a possibilidade do consumidor não ter seu produto entregue ou recebê-lo com atraso; atenta também para a compra de produtos danificados e para a possibilidade de ter seus dados financeiros usados indevidamente, entre outros riscos.
O fascículo procura oferecer ainda dicas aos consumidores. O documento começa orientando sobre a importância de usar um computador seguro, evitando máquinas de terceiros. Destaca ainda o cuidado que se deve ter na elaboração das senhas que serão utilizadas nestes sítios.
Com essas premissas atendidas, o CERT.br orienta o consumidor a procurar sempre por marcas confiáveis e recomenda que se faça uma pesquisa na Internet sobre a reputação da loja. Outra dica importante é desconfiar de ofertas muito tentadoras.
A cartilha comenta também sobre a necessidade de sempre guardar as informações sobre a compra, como comprovantes e números de pedido que poderão ser solicitados em caso de problemas futuros. Por fim, no momento do pagamento, a cartilha observa que sistemas de gerenciamento de pagamentos dificultam a aplicação de golpes já que impedem que seus dados sejam acessados por terceiros.
Este é o terceiro conjunto de fascículos e slides publicados este ano pelo CERT.br. Assim como os outros dois, (Redes Sociais e Senhas), a ideia é destacar e reforçar assuntos específicos de grande relevância para o uso da Internet com mais segurança. Estudo do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) aponta que entre 2010 e 2011 houve crescimento de 69% nas compras feitas via internet.
via Olhar Digital
0 comentários