Diretores de TI podem se transformar em "Diretores Digitais"

Thaylan Sk | 13:21 | 0 comentários


Um novo perfil de líder na área de TI deve surgir nos próximos anos. Entenda suas responsabilidades e os requisitos da profissão

Reprodução
Profissionais
Em 2015, cerca de um quarto de todas as companhias criarão um novo cargo: Chief Digital Officer, algo como "Diretor Digital", segundo previsões do Gartner. De acordo com o Wall Street Journal, o grupo de pesquisa acredita que este novo profissional deverá surgir nas corporações, pois as empresas estão digitalizando segmentos de negócios, como os gastos de marketing, por exemplo, que passaram do analógico para o digital, ou, os sistemas de interação com os clientes.
Como estas mudanças são provenientes do orçamento do departamento de TI, a consultoria acredita que será natural adicionar um líder para coordenar as novidades e os novos sistemas. Atualmente, a TI está por toda parte e os CIOs devem lidar com essa força, bem como com uma infraestrutura que não inclui sistemas corporativos clássicos, mas também tecnologias digitais de todos os tipos.
Atualmente, os investimento em TI estão acontencendo em todos os cantos da empresa e em praticamente todas as funções. Para o Gartner, esta tendência só irá acelerar à medida que a economia e a sociedade se tornarem cada vez mais digitais. Por conta disso, a companhia prevê que até o final desta década, 90% dos gastos com TI serão adotadas fora dos departamentos de tecnologia também.
Portanto, o Chief Digital Officer será o grande responsável por ajudar as organizações a fazerem a transição para a economia digital do século 21. "O Diretor Digital será um dos profissionais mais importante da próxima década. Ele serão responsáveis pela estratégia de negócios digital das companhias. Um setor cheio de oportunidades", afirmou o analista David Willis.
E o que é preciso para ser este profissional? De acordo com o analista, a pessoa precisa de experiência em tecnologias digitais e diferentes habilidades, como conhecimento em e-commerce, marketing online e mídias sociais. "O mais importante é que o CDO não seja apenas um guru digital, mas um gerente experiente. Este papel exige dinamismo e experiência em gestão de mudancas. A experiência internacional é fundamental, assim como a noção de particularidades. Em outras palavras, a mesma estratégia não serve para todos os lugares", finalizou.

via Olhar Digital

Category: ,

0 comentários