Medida contra xing-lings pode não afetar celulares importados
Na semana passada a Anatel e as principais operadoras (Oi, Tim, Claro e Vivo) anunciaram que desejavam implantar, em 2013, um sistema nas centrais para restringir o uso de celulares não homologados, conhecidos como "xing-lings". No entanto, de acordo com o G1, a Agência Nacional de Telecomunicações quer repensar esta medida para que ela não bloqueie os aparelhos importados ainda não homologados, como o último smartphone do Google, Nexus 4.
A proposta do sistema é acabar com o uso dos famosos "xing-lings", aparelhos sem padrões de qualidade aceitáveis e, por sua venda informal, não cobertos pelos diretos do consumidor. A regra, no entanto, atinge qualquer celular não homologado no Brasil, incluindo os smartphones importados, tal como os modelos mais novos da HTC e modelos ainda não lançados de empresas como LG, Sony e Samsung.
Em contato com a Anatel, o TechTudo perguntou se os estrangeiros que visitarem o Brasil com seus celulares não homologados poderão usá-los com números de operadoras brasileiras ou mesmo com seus números originais, de seus países de origem. "Só será permitido o uso de equipamentos homologados", resumiu a agência.
Tendo em vista os Jogos Olímpicos, em 2014, e a Copa do Mundo, em 2016, quando muitos usuários trarão seus aparelhos de fora, a agência então repensou a idéia e afirmou que antes de finalizar todas as medidas, o sistema de ativação de chips ainda passará por testes e coleta de informações. “Quanto aos terminais adquiridos no exterior, sejam eles com ou sem uso, mas ainda não certificados no Brasil, estão sendo estudadas soluções alternativas, tendo em vista que o Brasil será sede de grandes eventos internacionais”, disse a agência.
Por isso, se você estiver pensando em comprar um aparelho no exterior, a Anatel alerta que o melhor é adquirir um modelo que já tenha sido homologado no Brasil. O iPhone 5 é um dos modelos que já foram aprovados, mas caso o usuário queria trazer um Nexus 4 ou um iPad 4 com 3G, por exemplo, é recomendável que aguardem a aprovação da agência.
via Tech Tudo
0 comentários