Android Jelly Bean mostra mau desempenho na identificação de malwares
Pesquisadores realizaram um teste de segurança na versão mais recente do Android, a 4.2 Jelly Bean, e os resultados não foram muito positivos. O sistema do Google mostrou um baixo desempenho na identificação de malwares, detectando apenas 15% dos arquivos maliciosos que podem atacar a plataforma.
Os últimos dados são provenientes de um estudo realizado por Xuxian Jian, um professor de Ciência da Computação da NC State University. O estudo realizado por Xuxian utilizou um conjunto de dados com 1.260 amostras (pertencentes a 49 tipos de malwares diferentes). Os experimentos estão sendo compartilhado com os outros profissionais envolvidos no levantamento.
Os pesquisadores instalaram malwares em alguns aparelhos com a versão 4.2 do Android, como o tablet Nexus 10. Entre as 1.260 amostras, apenas 193 delas foram detectadas pelo sistema operacional do Google. Um valor pouco satisfatório.
O recurso de verificação de aplicativos é opcional no Jelly Bean. O objetivo é evitar a instalação de softwares que possam prejudicar seu dispositivo. Caso a verificação detecte alguma ameaça, uma mensagem de aviso aparece na tela do usuário.
Há três meses o Google comprou o site VirusTotal, que vai verificação de arquivos online. Entretanto, parece que ainda não houve tempo para integrá-lo com a versão Jelly Bean do sistema. De acord com os pesquisadores, o serviço funciona melhor do que o padrão dos dispositivos com Android 4.2.
Via The Verge
0 comentários