Micron desenvolve memória RAM não volátil

Thaylan Sk | 13:49 | 0 comentários


A Micron se uniu à AgigA Tech para desenvolver um novo tipo de memória RAM. A novidade dos novos módulos é a não volatilidade. Hoje, quando o sistema é desligado, a memória RAM é zerada. No novo modelo, o chip teria a capacidade de armazenar dados por períodos longos de tempo, independente do aparelho estar ou não ligado.
Com uso de capacitores poderosos, seria possível construir pentes de memória RAM que retém informações mesmo depois de desligados (Foto: Reprodução)Capacitores permitem que memória RAM retenha
informações mesmo desligada (Foto: Reprodução)
Isso seria possível pelo uso de módulos de memória flash, igual aos dos pendrives e SSDs, por exemplo, no pente de memória. De resto, a memória RAM não volátil funcionaria da mesma forma: armazenaria dados de acesso rápido do sistema durante a sessão e, quando desligada, passaria essas informações para os módulos flash.
Para que eles tenham energia e sejam capazes de reter informações por períodos longos de inatividade, os novos pentes contariam com os ultracapacitores criados pela AgigA. Um capacitor é um componente eletrônico capaz de receber determinada quantia de energia e liberar, na saída, uma quantidade maior. Essa energia seria usada para que os pentes de memória fossem capazes de reter informações por muito mais tempo, em alguns casos, de acordo com informativo veiculado pela Micron, por até 10 anos.
A empresa não divulgou um prazo para que os novos pentes de memória estejam disponíveis no mercado e nem preços estimados da nova tecnologia. Em todo caso, a ideia de memórias RAM não voláteis dependeria de uma reengenharia dos sistemas operacionais disponíveis na atualidade: se fosse lançada hoje, a memória seria dificilmente aproveitada por sistemas operacionais que são incapazes de reconhecer suas capacidades de armazenamento não voláteis.

Category: , ,

0 comentários