Site usa Google Street View para revelar localizações de fotos do Instagram

Thaylan Sk | 12:04 | 0 comentários



Um novo web app, desenvolvido por estudantes da Rugers University, de New Jersey, está dando o que falar nos Estados Unidos. O serviço tem como objetivo revelar as localizações exatas de fotos publicadas no Instagram utilizando o Google Street View . Na página principal, alguma foto aleatória é exibida e os internautas podem utilizar a barra de busca para procurarem seus conteúdos preferidos.
Site foi criticado por defensores de direitos à privacidade (Foto: Reprodução Daily Mail)Site foi criticado por defensores de direitos à privacidade (Foto: Reprodução/Daily Mail)
A grande polêmica em torno do site, chamado de The Beat, é que ele pode se tornar uma ferramenta bem invasiva para os usuários da rede social de compartilhamento de fotografias. O site Gizmodo, por exemplo, o descreve como “o sonho de um stalker”. O funcionamento da página é simples e se baseia no API do Instagram para obter as informações das fotografias e redireciona os dados de localização para o Google Street View.
Segundo Nick Pickles, diretor de privacidade de um famoso grupo que luta pelos direitos à privacidade, o Big Brother Watch, o serviço mostra mais do que os usuários querem e sem a autorização dos mesmos. De acordo com Pickles, muitas pessoas podem querer compartilhar o que estão fazendo, porém não pensam em disponibilizar publicamente o endereço exato de onde se encontram.

Para evitar ainda mais polêmicas, o The Beat bloqueou o uso de algumas palavras na sua busca, como lingerie, sexo e pornografia. Mas outros termos que podem acabar levando a fotografias mais íntimas, como biquíni e roupa de banho, estão liberados.
“As pessoas ficam felizes ao postar fotos, mas quantas querem que os locais onde elas foram tiradas sejam divulgados assim? Os dados sobre a localização estão entre as informações mais sensíveis que apps podem ter e muita gente acaba fornecendo estes dados sem sequer saber disso. Não é uma surpresa que companhias como Google e Facebook façam de tudo para rastrear onde você está, porque são dados valiosos para obterem anunciantes. Seu smartphone é um rastreador que lhe permite fazer ligações”, comentou o diretor em entrevista ao jornal Daily Mail.

Category:

0 comentários