Steve Jobs fez ameaças a quem tentou 'roubar' seus funcionários

Thaylan Sk | 16:08 | 0 comentários

Conversas entre altos executivos revelam 'acordo de cavalheiros' sobre o assédio a funcionários alheios


Reprodução
Steve Jobs
Morto em 2011, Steve Jobsvoltou esta semana ao noticiário de tecnologia. E-mails recuperados revelam conversas nas quais o ex-líder da Apple cobra dos rivais que eles parem de tentar contratar seus funcionários - e chega a fazer ameaças.

As informações foram obtidas por uma corte norte-americana que investiga 'acordos de cavalheiros'  entre empresas para que uma não 'assedie' os funcionários da outra. Segundo o Business Insider, cinco empregados processam Apple, Google e Intel pela tentativa de eliminar a competição de mercado.

Steve Jobs é o principal agente das conversas vazadas. A mais veemente delas aconteceu com o CEO da Palm, Edward Colligan. “Não se trata apenas de nossos funcionários decidirem que eles querem ir para a Palm. Eles estão sendo recrutados de forma ativa, usando conhecimento fornecido por Jon Rubenstein e Fred Anderson, e Jon participa pessoalmente do processo de recrutamento. Precisamos fazer o que for necessário para interromper isso”, escreveu.

Além de propor fim à prática, Jobs avisou que, se o assédio continuasse, a Apple moveria processo contra a Palm na área de patentes. Mais tarde, Colligan respondeu não estar intimidado com a ameaça e assegurou que a Palm era dona de suas patentes. Jobs, então, foi mais enfático: “Tenho certeza de que você percebe a diferença de recursos entre as nossas empresas”, sugerindo o poder da Apple sobre a concorrente.

Mas a companhia não foi a única a incomodá-lo. O Google também foi alvo das cobranças de Jobs. Em 2006, ele enviou a seguinte mensagem ao CEO Eric Shmidt: “Fui informado de que o novo grupo do Google para software de celular está recrutando de forma incessante em nosso grupo do iPod. Se isto for mesmo verdade, você pode colocar um fim nisso?”, questiona. Em resposta, o ex-chefe do Google prometeu averiguar o caso “imediatamente”.

As conversas entre executivos de tecnologia revelam os bastidores de um mercado que movimenta bilhões de dólares, mas sofre com a falta de mão-de-obra qualificada. 


via Olhar Digital

Category:

0 comentários