Conheça cinco recursos que o sistema iOS deveria roubar do Android

Thaylan Sk | 18:24 | 0 comentários


O sistema operacional móvel iOS funciona bem nos aparelhos da Apple, sem muitos travamentos e com ótimo desempenho. Porém, há recursos úteis que a plataforma não possui e que já estão presentes em concorrentes como o Android. São configurações simples que fariam o software da maçã funcionar de uma maneira ainda mais efetiva.
iOS deveria copiar mais o Android (osde8info|Creative Commons|Flickr) (Foto: iOS deveria copiar mais o Android (osde8info|Creative Commons|Flickr))iOS pode ficar melhor se pega características do
Android (Reprodução/Creative Commons)
Ninguém quer que o iOS fique igual ao Android, mas algumas funções extras ajudariam na comunicação por texto, nas configurações e em detalhes do sistema operacional. Confira cinco recursos que o sistema da Apple poderia roubar do softwaredo Google para ficar ainda melhor.
1. Widgets parecidos com o do Google Now
No menu oculto superior do iOS 6, a Apple colocou informações de bolsa de valores, clima da região e um espaço para tweets, parecido com o que já havia no Android. No entanto, um widget na tela principal, parecido com o Google Now, seria muito útil para deixar o iPhone ainda mais prático e completo.
Widget do Google Now na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/Engadget)Widget do Google Now na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/Engadget)
Ver se há trânsito próximo do local para onde você está se dirigindo, ter informações em tempo real do clima e indicações para percorrer melhores caminhos no trânsito são sempre dados úteis para o usuário que está sempre ligado no seu smartphone - o que é o caso de grande parte dos donos de iPhones.
2. Quick Settings para ajustar seu Wi-Fi ou 3G
Em vez de forçar o usuário a abrir as configurações para ativar e desativar conexões com a Internet e o Bluetooth, o sistema iOS poderia ter uma opção “Quick Settings” como há no Android no menu superior, que permite ativar e desativar diversas funções com somente um toque.
Quick settings do Android 4.2 são muito práticas (Foto: Reprodução/Android Authority)Quick settings do Android 4.2 são muito práticas (Foto: Reprodução/Android Authority)
A mudança seria pequena, mas tornaria o sistema da Apple mais fácil de mexer, além de manter sua estabilidade natural no iPhone e no iPad. O widget diminuiria o número de toques da tela para fazer uma ação simples de conexão.
Outra facilidade dessa função seria verificar, com rapidez, as conexões Wi-Fi disponíveis no local que você está, optando por conectar o desconectar sempre que houvesse uma rede mais forte no local, com extrema rapidez. Este é um dos pontos muito interessantes do Android que faz falta no sistema da Apple.
Teclado do Android dá sugestões de palavras (Foto: Reprodução/Cnet)Teclado do Android dá sugestões de palavras
(Foto: Reprodução/Cnet)
3. Autocorreção e sugestão de palavras ao digitar
O corretor ortográfico do iOS é bom, mas ele corrige as mensagens automaticamente, sem dar a opção ao usuário de escolher ou não a palavra que deseja. A autocorreção do Android é mais efetiva, sugerindo palavras de maneira discreta acima do teclado.
A opção Swype no teclado touch do Android também acelera na formação de palavras, o que funcionaria muito bem em um sistema sem travas como é o iOS. A Apple deveria ter copiado estas inovações do Google há cerca de um ano, porque elas são bastante atraentes para quem tem que mexer em uma tela sensível so toque sem opção de botões físicos.
4. Aplicativos default
Você gosta mais do Google Chrome como navegador, mas é obrigado pelo iOS a abrir o Safari sempre que clica em um link. Uma opção simples e básica poderia simplificar esses pequenos conflitos: escolher alguns aplicativos como "favoritos" para algumas funções. O recurso já existe no Android, mas parece que não deve pintar tão cedo no sistema da Apple.
A única desvantagem dessa função do Google é que, ao baixar qualquer programa, o sistema operacional perguntará se ele será seu default. Isto, de certa forma, é uma chatice, mas pelo menos automatiza seu sistema após a escolha dos programas.
Tela inicial do Android pode ter só os apps mais usados (Foto: Reprodução/AndroidTapp)Tela inicial do Android pode ter só os apps mais
usados (Foto: Reprodução/AndroidTapp)
5. Personalizar a  tela principal
O iOS se consolidou como tendo uma tela Home com diversos aplicativos, mas nunca ofereceu a opção de criação de uma tela inicial só com seus programas favoritos. O Android tem esta função faz tempo, o que também permite o encaixe de algunswidgets. Como o sistema do Google possui um menu, onde ficam localizados todos os apps, é possível colocar a Home somente com poucos programas, os mais utilizados.
O sistema da Apple tem uma forma de agrupar aplicativos por pastas, que abrem janelas de maneira separada e ordenada, mas não permite que você esconda apps nativos do software. Isto porque o iOS é pouco configurável no quesito de interfaces.
Uma tela Home customizável seria um passo do sistema do iPhone para tornar a navegação mais configurável pelo usuário.
E você, acha que a Apple deveria roubar outras inovações do Android? Deixe seu comentário!
via Tech Tudo

Category: , ,

0 comentários