iRadio será gratuito, mas terá propagandas, apontam rumores

Thaylan Sk | 16:03 | 0 comentários

O iRadio, novo serviço da Apple de músicas por streaming, deve ser anunciado no próximo dia 10 durante a conferência para desenvolvedores WWDC 2013. Dentre os rumores, existe uma forte especulação publicada pela Bloomberg de que esse serviço seja gratuito aos usuários. Se confirmado, seu lançamento poderia desbancar concorrentes como o Rdio e o Spotify.
Apple deve anunciar o iRadio na próxima segunda, dia 10 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Apple deve anunciar o iRadio na próxima segunda,
dia 10 (Foto: Allan Melo / TechTudo)
O custo do iRadio seria bancado por propagandas, como acontece no Pandora e no Grooveshark. No intervalo das músicas, será transmitida uma publicidade semelhante a das rádios, com vinhetas de curta duração e que usam apenas áudio, já que os usuários dificilmente olharão para a tela do iRadio enquanto escutam suas músicas.
Este modelo de negócio, além disso, seria uma tentativa da Apple de ressuscitar o iAd, sua plataforma de publicidade para dispositivos móveis. O serviço surgiu como uma alternativa ao Google Ads, mas não obteve o sucesso esperado. Segundo a Bloomberg, isso se deve ao alto custo da plataforma de publicidade, à falta de direcionamento das propagandas (a empresa que contrata o serviço não tem controle sobre onde suas propagandas serão exibidas) e também à limitação de distribuição, que só permite usar o iAd em apps vendidas pela AppStore.
A Apple, entretanto, pode estar mudando sua estratégia para recuperar o mercado de publicidade, e o iAd pode estar sofrendo as mudanças necessárias para alcançar esse objetivo, começando pelo iRadio. Mas nada disso ainda está confirmado, assim como não existem informações concretas sobre como será o iRadio e se este será mesmo o nome do produto. As conformações só virão no dia 10, quando os executivos subirem ao palco da WWDC.
Via ReadWrite, tech tudo

Category:

0 comentários