Lotus Elise

Thaylan Sk | 13:50 | 0 comentários

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Lotus Elise
Lotuselise.jpg
Construtor: Lotus
Produção: 1995-2007
Antecessor: Lotus Elan
Tipo de Carroçaria: roadster
Motor: 1.8 4L
Modelos relacionados: Lotus Exige

O Elise é um roadster compacto da Lotus. O Lotus Elise mantém sua agilidade, confirmando sua fama de ser um carro de corrida para as ruas. O modelo 2008 é dotado tem um motor 1.8 16v com 190cv de potência. Para o mercado americano este motor é produzido pela japonesa Toyota em parceria com sua conterrânea Yamaha. Já para outros mercados, o propulsor de 156 cv é feito pela inglesa Rover.

Outra característica que contribui para a agilidade do esportivo é o peso de apenas 903 kg. O Elise faz de 0-100 km/h em 4,6 segundos e sua aerodinâmica gera 42 kg de downforce a 160 km/h.

O modelo 2008 do esportivo traz novidades no painel de instrumentos - um tela de LCD de alta definição, com mais funcionalidades e novo desenho. E, a partir de agora, todas as versões do Elise vão contar com airbag tanto para motorista quanto para passageiro.

Fabricantes diferentes têm abordagens diferentes no que diz respeito a projetar um carro de alto desempenho. Para alguns, é uma eterna busca por mais potência, com motores maiores, mais cilindros e combustível de alta octanagem. Alguns partem para a tecnologia da era espacial e adicionam os turbocompressores mais recentes, aerodinâmica testada em túneis aerodinâmicos e componentes de suspensão computadorizados.

Para a fabricante britânica Lotus (em inglês), alto desempenho está na simplicidade. Um carro leve, sem acessórios, com um motor modesto é o ideal da Lotus - o carro esporte puro. O novo Lotus Elise se encaixa perfeitamente nesse perfil. Pesa menos de uma tonelada e tem um motor de quatro cilindros, mas é rápido o suficiente para a maioria das pessoas e tem características de condução que algumas revistas especializadas em automóveis chamaram de "telepáticas".

O Elise já é vendido na Europa há alguns anos (como o Elise 111R), mas o Lotus Elise 2005 marca a volta da empresa ao mercado norte-americano. Neste artigo, descobriremos como fizeram o Elise ficar tão leve, e por que é tão gostoso dirigi-lo.

Desde 1996 a Lotus Cars Ltd. pertence à Proton, da Malásia. O motor do Elise é totalmente diferente de alguns dos potentes motores dos atuais supercarros europeus. O motor fabricado pela Toyota substitui o Rover K-Series (em inglês) que equipou o Elise na Europa, de certa forma desatualizado. O motor de aspiração atmosférica de 1,8 litro, refrigerado a água, tem bloco de alumínio de quatro cilindros com duplo comando de válvulas, quatro válvulas por cilindro e uma taxa de compressão de 11,5:1. O motor fica no meio do carro, bem atrás do motorista.Este motor é semelhante ao do Toyota Celica GT-S, mas com os sistemas de admissão e escape atualizados e uma unidade eletrônica de controle (ECU) mapeada especificamente para o Lotus (revista Road and Track, agosto de 2004). São 192 cv de potência a 7.800 rpm, produzindo torque de 19 kgfm a 6.800 rpm. Se você comparar com as Ferrari ou os Corvette, esses números parecerão muito baixos. Mas tenha em mente que o Lotus não foi feito para ser veloz, mas para ser ágil. O Elise vem equipado com o variador de fase e levantamento de válvulas (VVTi) da Toyota. Isso permite ao motor mudar para um ressaldo de perfil diferente no comando de válvulas quando é detectada uma rotação alta. Para simplificar, isso faz o motor desenvolver potência extra quando ele atinge 6.200 rpm. Tanto a revista Motor Trend (em inglês), quanto a Road & Track (em inglês) dizem que o sistema foi aperfeiçoado para proporcionar uma transição mais suave para o perfil de ressalto de alta rotação do que nos motores anteriores da Toyota. O motor é acoplado a um câmbio manual de seis marchas curta com relações próximas (também da Toyota), projetado para permitir trocas de marcha rápidas conforme a potência é transferida para as rodas traseiras. Uma luz no painel mostra ao motorista quando a rotação está se aproximando da linha vermelha, que no Elise é de 8.000 rpm, momento de trocar de marcha. O baixo peso do Elise é conseguido por meio de vários métodos. Começa pelo chassi, de alumínio. Formado por chapas de alumínio coladas, formando uma "banheira", o chassi do Elise pesa somente 68 kg. O peso do Elise é reduzido ainda mais pelo uso do leve plástico reforçado com fibra de carbono em partes do assoalho Além disso, o Elise é um carro muito pequeno - um roadster de dois lugares e apenas um pequeno espaço para bagagem. A curta distância entre eixos (230 cm) também mantém o perfil do carro mais limpo e compacto, e o Elise básico tem capota de lona. Por fim, a Lotus mantém o peso do Elise mais baixo ao cortar muitos dos itens de conforto considerados obrigatórios em um carro caro. Vamos discutir o interior do Elise mais adiante, mas por hora basta dizer que o interior deste carro é espartano. Muito da estrutura de alumínio é deixada à mostra, e os painéis interiores têm furos grandes, para diminuir ainda mais o peso. Rapidez Todo mundo que já teve o prazer de dirigir um Elise percebeu como ele é bom de dirigir. O carro é bem rápido nas curvas e tem ótima resposta de direção. Como a Lotus conseguiu produzir um carro tão bom de curva? Na verdade, não existe nada de especial - apenas uma suspensão independente de braços triangulares duplos superpostos, com molas e amortecedores e barras estabilizadoras de boa especificação (exatamente qual tipo vai depender de você optar pelo kit de série ou Sport), tudo calibrado pelos experts da Lotus.

Como o Elise não foi feito para atingir velocidades muito altas, a Lotus não se preocupou muito com a aerodinâmica. Com velocidade máxima de 240 km/h, o formato suave do Elise não é tão aerodinâmico quanto o de alguns dos supercarros europeus. O assoalho foi projetado para reduzir a sustentação, ajudando a manter as rodas traseiras no chão em velocidades mais altas.

Os pneus Yokohama Advan Neova AD07 (em inglês) são
montados em rodas de liga leve de
oito raios na versão básica.
O kit Sport vem com pneus Yokohama A048 LTS definidos
para o Elise e montados em rodas leves. Discos de freio
ventilados nas quatro rodas
com ABS, fazem o Elise passar de 97 km/h a zero
em 32 metros, um recorde da revista
Road & Track (Road & Track, agosto de 2004).




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