O que é Crowdturfing, a nova forma de spam nas redes sociais

Thaylan Sk | 11:08 | 0 comentários


As ofertas mirabolantes, conteúdos pornográficos e, na maioria das vezes, links para phishing e vírus são um dos maiores problemas do mundo online. Porém, o spam evoluiu e novas formas de mensagens indesejadas estão surgindo nas redes sociais. Conhecido comocrowdturfing, ele não é disparado por robôs, mas postado por pessoas que enviam milhões de mensagens por mês.
Empresas recrutam pessoas para falarem bem de seus produtos (Foto: Reprodução)Empresas recrutam pessoas para falarem bem deseus produtos (Foto: Reprodução)
Existem também o crowdsourcing e ocrowdfunding, que são formas inteligentes de resolver problemas com ajuda da inteligência coletiva. No entanto, o crowdturfing também utiliza milhares de pessoas para promover spam nas redes sociais, criando mais problema em vez de resolvê-los.
Como funciona o crowdturfing
Estas mensagens começam a se espalhar por blogs, sites de recomendações de serviços, ou produtos e redes sociais como Facebook e Google+. O crowdturfing funciona basicamente assim: os interessados em aderi-lo utilizam sites de contratação de freelancerspara recrutar pessoas dispostas a falar bem de seus produtos. Elas publicam o máximo de mensagens de apoio em diversos lugares promovendo a qualidade ou honestidade destas empresas, mesmo que isso não seja verdade. Cada mensagem rende alguns centavos para o autor, que na maioria das vezes, ganha por produção, ou seja, quanto mais postar, mais recebe.
Assim, sempre que alguém procurar por recomendações sobre uma empresa verá comentários positivos. Sabe-se que as pessoas confiam em opiniões nas redes sociais, mesmo que sejam de estranhos. E é neste ponto que o crowdturfing ganha escala e cresce.
Ao contrário do spam tradicional, o crowdturfing possui o fator humano envolvido, pois são pessoas reais que postam manualmente os comentários. Sendo assim, o combate a esta prática se torna muito difícil. Mesmo com elementos de segurança como captcha, cadastros e senhas, não impedem que estas informações sejam postadas.
Agora que você conhece o crowdturfing, certifique-se de confirmar as informações sobre os produtos ou serviços que deseja adquirir. Nunca se sabe até que ponto o que está escrito é realmente uma experiência real.

via Tech Tudo
Deixe um comentário não custa nada!

Category: ,

0 comentários