Suzuki Hayabusa
Suzuki Hayabusa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hayabusa GSX1300R | |
---|---|
Fabricante | Suzuki |
Apelido | Busa, Bus |
Produção | 1999 - presente |
Tipo | Hyper Sport |
Motor | 1340cc3 4 cilindros em linha, 4 tempos DOHC 16v[1] |
Potência | 197cv a 9.500 rpm[1] |
Torque | 15,81 kgfm a 7.200 rpm[1] |
Transmissão | 6 marchas |
Suspensão | Dianteira: forquilha invertida com 43mm de diâmetro - 120mm de curso; Traseira: monoamortecedor totalmente regulável - 120mm de curso |
Freios | Dianteiro: Discos duplos de 310mm, assistidos por 4 pinças de montagem radial ; Traseiro: Disco simples de 260 mm, com pinça de um pistão |
Pneus | D: 120/70-R-17; T: 190/50-R-17 |
Altura do Assento | 735mm[1] |
Tanque | 21 lts |
Relações | Suzuki B-King |
Similar | Honda CBR 1100XX SuperBlackbird |
A Suzuki Hayabusa (também conhecida como GSX1300R em alguns países) é uma motocicleta Hyper Sport originalmente apresentada pela Suzuki em 1999. Possui um motor de 1.340cc de 4 cilindros em linha, 4 tempos e foi exaustivamente testada como sendo a motocicleta em produção mais rápida do mundo antes de um acordo de cavalheiros entre os fabricantes japoneses em 2001 para limitar, eletronicamente, a velocidade das motocicletas produzidas a patir daquele momento
História
1999
O nome Hayabusa é a tradução japonesa para Falcão-peregrino, o pássaro que é capaz de velocidades superiores a 320km/h[2] e é, também, o predador natural (talvez não por coincidência) do blackbird (nome atribuído a várias espécies de pássaros), em uma clara referência à CBR 1100XX Super Blackbird pois, quando foi lançada no mercado, em 1999, tomou o título de motocicleta mais rápida do mundo das mãos da Honda. A primeira geração da Hayabusa era chamada de GSX1300R e era impulsionada por um motor de 1.299cc com 4 cilindros em linha, refrigerado a água. Esse motor permaneceu praticamente inalterado até o modelo 2008 ser lançado no mercado. Originalmente, o motor de 1.299cc é capaz dos seguintes números:
- 1/4 de milha (402m): 10.02s @ 231.26km/h
- 60-130 km/h: 3.13s
- 130-160 km/h: 3.31s
- Velocidade Máxima: 317km/h (recorde aferido pelo Guinness Book de 2000 e 2004)
- Potência: 180 cv (157cv @ 9.800 rpm, medido na roda traseira)
2008
A competição no segmento de motos Hyper Sport cresceu muito com a inclusão de outras marcas, como BMW K1200S, Kawasaki Ninja ZX-12R e Kawasaki Ninja ZX-14. Esse crescimento fez com que a Suzuki repensasse toda a estratégia de mercado da Hayabusa, revisando todo seu modelo para o lançamento de 2008.[4] A Suzuki simplesmente abriu mão da designação GSX1300R em alguns países e chamou a motocicleta de Hayabusa. O tamanho do motor cresceu para 1340cc com uma taxa de compressão de 12.5:1. Após toda a revisão, o ganho de potência obtido superou em de 12% ao propulsor anterior, passando a gerar 194cv.
O combustível agora é injetado através de um novo corpo de borboleta de 44mm, usando o Suzuki Dual Throttle Valve (ou somente SDTV). O sistema de seleção do modo de pilotagem (chamado de Suzuki Drive Mode Selector, ou simplesmente S-DMS) , uma tecnologia introduzida na linha GSX-R, permite escolher entre três opções de entrega de potência: conforto (touring), normal e esporte (high performance). Uma das características mais notáveis é a inclusão de um novo sistema de exaustão 4-2-1-2, que cumpre as exigências das regulamentações de emissão de gases EURO3 e EPA Tier 2, um sistema de embreagem deslizante, uma carenagem redesenhada, os piscas traseiros também foram incorporados à traseira da motocicleta, para melhoria da aerodinâmica. Apesar da velocidade máxima, uma das características mais marcantes do modelo, ter sido limitada eletronicamente em 299km/h, a aceleração está mais rápida, mesmo comparada aos carros mais rápidos do planeta: de 0 a 160km/h em 5.44s.
Category: Suzuki
0 comentários