Apple deve pagar multa de US$ 2,25 milhões por propaganda enganosa

Thaylan Sk | 18:05 | 0 comentários


Conexão 4G do novo iPad não funciona na Austrália por incompatibilidade.
Empresa destacou o suporte ao 4G como um dos diferenciais do aparelho.

Da Agência Estado

Consumidores observam o novo iPad em uma loja da Apple em Sydney, na Austrália tecnologia (Foto: Tim Wimborne/Reuters)Consumidores observam o novo iPad em
uma loja da Apple em Sydney, na Austrália
(Foto: Tim Wimborne/Reuters)
A Apple concordou em pagar US$ 2,25 milhões para pôr fim ao caso em que é acusada de fazer propaganda enganosa do novo iPad na Austrália, informaram jornais internacionais.
Além da quantia – referente à multa a ser paga à Comissão Australiana de Competição e Direitos dos Consumidores, uma agência governamental –, a empresa se dispõe a desembolsar US$ 300 mil para compensar os gastos com o processo.

A Austrália esteve entre os primeiros países do mundo a receber a terceira geração do tablet da Apple, cujo lançamento ocorreu no dia 14 de março. Assim como nas campanhas de marketing feitas em outras regiões, lá a empresa destacou o suporte à conexão 4G como um dos diferenciais do aparelho. "Então você pode baixar conteúdo, assistir a vídeos instantaneamente e navegar na web a uma velocidade impressionante", diz o site da companhia.

O problema é que o novo iPad só suporta o 4G nas frequências de 700MHz ou 2100MHz. E, como na Austrália o 4G funciona na frequência de 1800MHz, a internet de quarta geração prometida pela Apple acaba sendo, na verdade, a 3G – suportada também pelo iPad 2, agora mais barato.

O juiz que avalia o caso na Austrália, Mordy Bromberg, ainda precisa aprovar o acordo. Ele ainda não está certo se o dinheiro a ser pago pela Apple é uma penalidade suficiente, segundo o “All Things Digital”. O site de tecnologia diz que Bromberg se recusa a bater o martelo antes de saber quantos consumidores se sentiram enganados e qual a situação financeira da Apple.

A empresa fundada por Steve Jobs alega que a posição financeira da companhia não importa nesse caso e diz ter indenizado os consumidores australianos que compraram o novo iPad acreditando adquirir um aparelho que funcionaria na rede 4G do país

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via G1
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