Microsoft explica o funcionamento do recurso Narrador do Windows 8
Um ponto de destaque do novo Windows, segundo a Microsoft, sãos os recursos de acessibilidade do sistema operacional. Entre as ferramentas que tornam o uso da plataforma mais prática para usuários com deficiências, está o Narrador. Trata-se de um aplicativo embutido no sistema, que orienta pessoas com deficiência de visão.
Num post no blog Building Windows 8, a Microsoft relata que o desenvolvimento da ferramenta ainda não está encerrado. Segundo a empresa, usuários do mundo todo enviam dados e sugestões para aprimorar a ferramenta. Na avaliação de quem utiliza as versões prévias do Windows 8, o Narrador não funciona muito bem com a interface touch.
Ainda de acordo com a Microsoft, a versão Release Preview já apresenta um amadurecimento do Narrador. Os sons que são executados em resposta aos gestos dos usuários são mais ágeis nesta versão prévia do sistema e cada gesto ganhou seu próprio som. Segundo a empresa, houve modificação na natureza dos sons, que tornaram-se mais claros: a cada ação correta realizada pelo usuário um som específico é executado. Se o gesto não foi bem-sucedido, o som chama atenção para o insucesso da ação.
Além disso, a locução por voz daquilo que o seu dedo seleciona na tela ficou mais rápida. A latência entre ação e narração é um problema sério para quem tem pouca capacidade de visão. O atraso pode confundir o usuário, fazendo com que ele assuma que o áudio refere-se a um movimento que ele não fez.
Outro problema das primeiras encarnações do Narrador era a sua capacidade limitada na hora de servir de intermediário entre o usuário e a navegação na Internet. Segundo a Microsoft, o sistema foi aprimorado e agora quem quiser navegar na rede através das narrações terá mais facilidade, já que a locução, mais ágil, reproduz em som os comandos.
Com toques fáceis, é possível, por exemplo, fazer com que o Narrador leia uma página inteira da Internet. Mudando o comando, pode-se fazer com que ele soletre, letra a letra, cada palavra da página.
Deixe um comentário não custa nada!

Ferramenta torna a vida de deficientes de

0 comentários