Mozilla critica Apple, Microsoft e Google e defende universalização nos celulares
O diretor de pesquisa da Mozilla, Andreas Gal, aproveitou seu espaço na conferência The Next Web, que acontece em São Paulo nesta quarta-feira (22) para criticar Apple, Microsoft eGoogle por seus sistemas para smartphones. Para ele, as desenvolvedoras de apps ficam restritas a modelos fechados das três gigantes, priorizando seus próprios serviços e plataformas e limitando a distribuição dos aplicativos.
Andreas defendeu a ideia proposta pela Mozilla com o Firefox OS - prestes de ser adotada pela Vivo. Para ele, o modelo atual no mercado de smartphones é fragmentado por sistemas e soluções verticais, centradas nas próprias empresas. "Os desenvolvedores perderam a capacidade de desenvolver de forma fácil e eficiente através de dispositivos e plataformas, e as operadoras de telefonia não têm relação direta com os usuários que elas desejam", critica.
Agora, no entanto, as próprias desenvolvedoras terão um modelo "webcentrado". A ideia da Mozilla é fazer com que as empresas comecem a operar sob plataformas abertas e compatíveis com todos os sistemas, como o HTML 5. Desta maneira, os custos de distribuição seriam reduzidos e o aplicativo funcionaria em praticamente todos os smartphones do mercado.
Outro ponto criticado tem a ver com o preço dos aparelhos, que na opinião do diretor são caros demais para serem adotados massivamente. Com a rápida expansão do mercado e a previsão de crescimentos ainda maior, Andreas ressaltou o novo sistema móvel Firefox por seu seu hardware de baixo custo.
Com as críticas, o executivo mostrou o princípio de funcionamento do Firefox OS e deu uma prévia, com imagens, do novo visual do sistema, previsto para chegar ao mercado brasileiro até 2013
via Tech TudoDeixe um comentário não custa nada!

Andreas Gal, diretor de pesquisa da Mozilla, critica Apple e Google (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Novo visual do Firefox OS, o sistema operacional da Mozilla para celulares (Foto: Allan Melo/TechTudo)

0 comentários