Intel e AMD aceitam encomendas para chips customizados
Intel e AMD estão aceitando encomendas para chips customizados. Calma, você não vai ser capaz de passar uma lista de especificações para seu próximo processador ou GPU, mas algumas empresas, sim. Segundo Diane Bryant, executiva da Intel, a empresa aceita pedidos bem específicos para grandes data centers.
A iniciativa faz parte de uma mudança no mundo dos grandes data centers. Se há poucos anos o mercado era dominado por Intel, IBM e HP, hoje diversas novas companhias disputam o interesse dos compradores. Para manter a competição, Intel e AMD resolveram oferecer linhas customizadas de processadores.
O nível de customização de um lote de processadores é uma margem bastante estreita por conta da forma pela qual eles são manufaturados. Mas, ainda assim, Intel e AMD são capazes de oferecer produtos com melhor desempenho a clientes específicos. Entre as vantagens dos processadores estão melhor performance e menor consumo de energia. No caso da AMD, John Williams, vice-presidente de marketing, disse à revista Wired que a companhia chega a modificar as instruções do processador – lista de operações que permitem que o processador transforme eletricidade em informação.
É improvável que esse nível de customização chegue ao consumidor doméstico – ao menos enquanto o modelo de fabricação dos processadores seja baseado no silício e nos waffers. Contudo, a alta competitividade do mercado de servidores pode, no futuro, chegar ao mundo dos computadores, tablets e smartphones.
Via Wired
Category: Intel, Noticias, Tecnologia
0 comentários