Asus lança primeira placa-mãe para AMD com PCIe 3.0

Thaylan Sk | 10:11 | 0 comentários


O padrão PCIe 3.0 começou a aparecer no mercado ainda em 2011, mas só agora uma placa voltada para processadores da AMD passa a oferecer o barramento mais rápido. A Sabertooth 990FX/Gen 3.0 R 2.0 da Asus possui a interface controlada por um chip dedicado. A nova edição da Sabertooth, apresentada na CES 2013, nos EUA, roda o chipset 990FX da AMD e usa os soquetes AM3+, que recebem os poderosos processadores FX da Advanced Micro Devices.
Nova versão da Sabertooth traz a novidade do PCIe 3.0 para o mundo da AMD (Foto: Reprodução)Nova versão da Sabertooth traz a novidade do PCIe 3.0 para o mundo da AMD (Foto: Reprodução)
Até o momento, os chipsets da AMD não possuíam controladores com suporte ao PCIe 3.0 e isso explica porque os fabricantes de placas-mãe não se incomodaram em incluir a interface em seus produtos. Na placa da Asus, dois dos quatro slots suportam o PCIe 3.0, deixando a interface de segunda geração para os outros dois barramentos PCI, que são conectados diretamente no chipset 990FX.

Se por um lado o chip controlador da AMD não se entende com o PCIe 3.0 , por outro, administra uma gama de recursos indispensáveis para os usuários. São seis saídas SATA 6 Gbps, um par de portas eSATA, seis conectores para interface USB de terceira geração e o áudio promete alta definição com saída em oito canais digitais. Como tem sido comum nos lançamentos da CES 2013, a Asus preferiu não definir datas e preços da nova Sabertooth.
A ideia da interface PCIe de terceira geração é mais uma aposta na vida útil e compasso tecnológico da placa no futuro do que algo realmente importante no momento, uma vez que Nvidia e AMD ainda não lançaram nenhuma placa de vídeo 3.0. Contudo, como isso deve acontecer em breve, não deixa de ser uma boa ideia ter uma placa-mãe pronta para as novidades em termos de Radeons e Geforces.
Via Softpedia

Category: , , , ,

0 comentários