Supercomputador Watson aprende palavras casuais e xinga cientista
Quando crianças fazem malcriação, recebem castigos. Quando um supercomputador usa um termo chulo, ele é retirado de sua memória. Foi o que aconteceu com Watson, uma das máquinas mais desenvolvidas da IBM. De acordo com o site da CNN, como ele vinha aprendendo palavras casuais, em um dia, acabou “xingando” um cientista e, por isso, teve que passar por uma “reformulação”.
O Watson memorizou diversas palavras do Urban Dictionary, que explica frases, termos casuais e gírias utilizadas na sociedade norte-americana. Em alguns casos, quando o computador usou algum destes conhecimentos, a IBM relevou. Termos como “LOL”, uma risada muito utilizada nos Estados Unidos, e “cool story, bro”, que é uma ironia do tipo “nossa, que legal”, eram até aceitos.
Depois disso, os pesquisadores perceberam que o computador não era muito capaz de identificar quais termos eram mais adequados para uma determinada situação e quais eram chulos demais. Assim, a equipe formada por 35 cientistas desenvolveu um filtro para impedir o uso de palavrões pela máquina e teve que apagar o conteúdo do Urban Dictionary de sua memória.No entanto, quando o vocabulário se estendeu a ponto de chegar aos xingamentos, os engenheiros ficaram preocupados. Eric Brown, cientista pesquisador da IBM, revelou que, em uma ocasião, o computador respondeu a uma questão feita por ele com a palavra “bullshit”, expressão que seria o equivalente a "besteira", desmerecendo a fala do interlocutor.
Via The Verge
Category: Noticias
0 comentários