Supercomputador Watson aprende palavras casuais e xinga cientista

Thaylan Sk | 10:12 | 0 comentários


Quando crianças fazem malcriação, recebem castigos. Quando um supercomputador usa um termo chulo, ele é retirado de sua memória. Foi o que aconteceu com Watson, uma das máquinas mais desenvolvidas da IBM. De acordo com o site da CNN, como ele vinha aprendendo palavras casuais, em um dia, acabou “xingando” um cientista e, por isso, teve que passar por uma “reformulação”.
Supercomputador da IBM foi malcriado com cientista (Foto: Reprodução The Verge)Supercomputador da IBM foi malcriado com cientista (Foto: Reprodução The Verge)
O Watson memorizou diversas palavras do Urban Dictionary, que explica frases, termos casuais e gírias utilizadas na sociedade norte-americana. Em alguns casos, quando o computador usou algum destes conhecimentos, a IBM relevou. Termos como “LOL”, uma risada muito utilizada nos Estados Unidos, e “cool story, bro”, que é uma ironia do tipo “nossa, que legal”, eram até aceitos.

Depois disso, os pesquisadores perceberam que o computador não era muito capaz de identificar quais termos eram mais adequados para uma determinada situação e quais eram chulos demais. Assim, a equipe formada por 35 cientistas desenvolveu um filtro para impedir o uso de palavrões pela máquina e teve que apagar o conteúdo do Urban Dictionary de sua memória.
No entanto, quando o vocabulário se estendeu a ponto de chegar aos xingamentos, os engenheiros ficaram preocupados. Eric Brown, cientista pesquisador da IBM, revelou que, em uma ocasião, o computador respondeu a uma questão feita por ele com a palavra “bullshit”, expressão que  seria o equivalente a "besteira", desmerecendo a fala do interlocutor.
Via The Verge

Category:

0 comentários