Como limpar telas touchscreen?

Thaylan Sk | 14:24 | 0 comentários


  • Aprenda a limpar as telas touchscreen, telas de monitor, telas do computador usando alguns passos práticos e que realmente funcionam.

A tela touch screen revolucionou o mercado de aparelhos eletrônicos. Ela facilita a comunicação entre o usuário e o seu aparelho eletrônico. Os acessos aos menus e sub-menus ficaram bem mais simples, não havendo mais a necessidade de teclados físicos. Os teclados tiveram uma expansão e não aumentaram o tamanho e peso dos aparelhos. Também foram criadas ferramentas de edição e novas funções puderam ser implementadas. 
Após o surgimento do iPhone, a tela touch screen se popularizou e assim, muitos fabricantes de aparelhos eletrônicos e principalmente de telefonia móvel estão aderindo à tecnologia de telas sensível ao toque. Deste modo, se antes era necessário usar as teclas para fazer tudo, hoje em dia podemos resolver apenas com um leve toque com a ponta dos dedos. Tratando de telefonia móvel, os primeiros celulares com tela touch screen chegaram ao mercado em 2006. Inicialmente apenas alguns fabricantes trabalhavam com essa tecnologia, porém só funcionavam quando tocadas por uma caneta especial que acompanhava os aparelhos. Existem no mercado vários aparelhos que usam a tecnologia das telas sensíveis ao toque como, celulares, computadores, tablets e outros tantos aparelhos eletrônicos.
Dentre as vantagens da tela touch screen é que o usuário pode fazer o quiser, principalmente no telefone celular, de forma mais rápida do que com um aparelho de forma convencional. O touch screen garante também, que o telefone não ative qualquer função com movimentos involuntários dentro de bolsas e pastas. As desvantagens encontradas nesse tipo de tecnologia praticamente são inexistentes. No entanto, o usuário deve ter um cuidado maior quando as telas são muito sensíveis pois, pode em algum momento, acabar atrapalhando o manuseio do aparelho, principalmente se tratando de um telefone celular. No entanto, o que mais incomoda a todos e gera algumas dúvidas são os possíveis arranhões na tela, e claro, a limpeza da mesma. Como a tela é a parte que mais é ocupada, torna-se inevitável algum risco ou mesmo uma sujeira acumulada.
Ao tocar a tela com nossos dedos, que há concentração de gordura, ou mesmo algum resíduo de sujeira, é inevitável não sujar a tela. Assim, para garantir não só a durabilidade da tela touch screen mas também a limpeza, confira as dicas abaixo de como limpar direito a superfície e evitar riscos.
  • Pano de microfibra: por não ser natural, não deixa os incomodáveis pelinhos na tela.
  • Álcool isopropílico: por não ter outros componentes, não se corre o risco de manchar ou danificar a tela touch screen.
  • Algodão e água: Um algodão levemente umedecido pode resolver a limpeza d tela.
  • Fita Durex: Esta dica é somente para os corajosos. Coloque o durex na tela, evitando bolhas e, após um minuto, tire com muito cuidado. Dizem que a gordura sai todinha.
Para tanto, dentre as opções citadas acima, a melhor ainda é a boa e velha toalhinha. O ideal é usar as toalhas confeccionadas especialmente para a limpeza desse tipo de tela, elas podem ser facilmente encontradas no mercado. Essas toalhinhas são desenvolvidas a partir de microfibras que não agridem as telas dos aparelhos. Além do mais, as fibras dessas toalhas foram desenvolvidas de maneira que ao serem esfregadas não ocasionam riscos nas telas (diferentemente das toalhas comum). Por isso é importante lembrar, nada de usar a barra de uma roupa ou mesmo aquele papel toalha para fazer a limpeza.

O que faço se a sujeira for pesada?

Não é muito comum, mas pode acontecer em um belo dia de cair algo gorduroso na tela de seu aparelho, como um doce de leite, um chocolate ou mesmo qualquer tipo de sobremesa. Não se desespere, como também não tenha pressa de logo passar na tela o que vier na frente para tentar limpar. O ideal é fazer uma misturinha de água com uma gotinha de detergente dentro de uma vasilha pequena, após, com a toalhinha específica para limpeza de telas, molhe a sua ponta e passe com delicadeza o pano úmido sobre a tela. Em seguida, passe a toalha seca para finalizar.
OBS: Caso você não tenha esse tipo de toalha na hora do aperto, opte por uma extremamente macia e que não solte fiapos. O processo deve ser igual ao comentado acima.

Como limpar arranhões do touch screen

Como vimos anteriormente, limpar a tela touch screen não é tão complicado. No entanto, quando há alguma marca de arranhão como devemos proceder? Abaixo algumas dicas sobre o assunto.Porém, não me responsabilizo sobre qualquer dano possivelmente ocasionado pela prática escolhida.
Pasta de dentes: Para limpar a superfície de uma tela touch screen é necessário uma pasta de dente branca e algodão ou haste flexível. Coloque a pasta dental sobre a superfície e esfregue levemente por cinco minutos com o algodão ou a haste flexível. Após o tempo estipulado, limpe o visor até que desapareça todas as partículas.
Borracha escolar: Conforme testes, a melhor borracha que o usuário pode usar para limpar a tela é a verde retangular. Para retirar os arranhões é necessário esfregar a borracha na superfície.
Substâncias especiais: Existem atualmente no mercado alguns produtos que prometem retirar as ranhuras da tela. O processo funciona basicamente como um polimento. Para remover os arranhões é necessário colocar um pouco do produto no local do risco e com um pedaço de algodão, fazer leves movimentos por cerca de três minutos.
Cera automotiva: Passar cera de carros é eficaz para retirar as ranhuras. O processo é o mesmo que os demais. Passe a cera no visor e esfregue com algodão ou um pano macio.
As dicas acima parecem boas e eficazes, porém, quem faz uso de uma tela touch screen deve ter em mente que cuidar é a melhor alternativa. Abaixo, segue algumas dicas úteis para manter sua tela sempre nova e em perfeito estado de funcionamento:
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3026/ipod_touch4.jpg

  • Tente usar, se possível, por um bom tempo a película de proteção que acompanha o kit do seu aparelho.
  • Jamais coloque o seu celular no bolso juntamente com outros objetos como moedas, chaves, chaveiros, canetas e quaisquer outros que possam raspar no aparelho. Se precisar usar o bolso para guardá-lo, deixe virado para o seu corpo, e assim, evitar qualquer dano no aparelho.
  • Reserve sempre um espaço separado na sua bolsa ou mochila quando irá transportar o aparelho que tenha tela touch screen.
  • Tenha muito cuidado em manusear a tela, não use a unha para acionar os comandos.
  • Mantenha a tela sempre limpa e livre de poeira.
  • Jamais deixe seu aparelho com a tela virada para baixo, em contato com mesas ou outras superfícies.
  • Não use objetos como palitos, tampas de caneta, lápis, grampos, ou outros objetos pontiagudos para acionar os comandos da tela
  • Não deixe seu aparelho solto no porta-treco do carro.
  • Deixe sempre o seu aparelho em lugar seguro e assim, evitar qualquer queda.

Category: ,

0 comentários