Mercado brasileiro de games movimentou US$ 2,6 bilhões em 2012, afirma pesquisa da ACI Games
Realizada a pedido da ACI Games pela Newzoo, uma pesquisa mostra que somente em 2012 o mercado brasileiro de games movimentou US$ 2,6 bilhões. O valor leva em consideração plataformas tradicionais, jogos para PC, games para a web e o mercado de dispositivos portáteis, que inclui smartphones e tablets.
Segundo o relatório, o público brasileiro é o que mais investiu em novos hardwares e softwares durante o período analisado — os mais de 40 milhões de jogadores ativos gastaram 32% a mais com esse hobby em 2012 do que no ano anterior. Em consoles, foram desembolsados US$ 925 milhões, enquanto o PC registrou vendas na ordem dos US$ 757 milhões.
Em seguida vêm os MMOs (US$ 370 milhões), dispositivos portáteis (US$ 285 milhões), jogos que rodam diretamente no navegador (US$ 265 milhões) e games para redes sociais (US$ 215 milhões). Segundo a pesquisa, ao todo o país gastou 73 milhões horas em jogos durante o período avaliado.
Previsões otimistas
Os dados colaboram para sustentar as previsões otimistas relacionadas ao crescimento do setor no Brasil. De acordo com a consultoria Pricewatherhouse Cooper, em 2016 o mercado de games deve movimentar US$ 4 bilhões em território brasileiro — fruto do crescimento da classe média e do investimento de mais empresas no país.
“O crescimento de 32% é muito maior do que a média global de 7% e ainda maior se comparado com os Estados Unidos e Europa, que avançaram 1% e 3%, respectivamente”, afirmou Peter Warman, CEO da Newzoo. Vale notar que essa disparidade é natural, já que os países citados pelo executivo se tratam de locais nos quais o mercado de games já está bem consolidado há um tempo relevante.
0 comentários