Processadores Haswell possuem regulador de voltagem que reduz consumo

Thaylan Sk | 17:34 | 0 comentários


Os novos processadores da arquitetura Haswell devem chegar ao mercado no próximo mês e uma das grandes preocupações da Intel para esta geração de chips foi diminuir o consumo de energia. Embora ninguém saiba, ainda, ao certo ainda quais são os ganhos nesse quesito, sabe-se como a Intel fez para consegui-los.
Com regulador embutido, processadores poderão funcionar em estados mais baixos de energia (Foto: Reprodução)Com regulador embutido, processadores poderão funcionar em estados mais baixos de energia (Foto: Reprodução)
Os processadores Haswell terão um regulador de voltagem embutido no die, ou seja, dentro do chip. Normalmente, esses componentes são montados na placa-mãe, onde ocupam bastante espaço. Ao embutir o regulador de tensão no processador, a Intel consegue que as passagens de estado, de atividade para hibernação, por exemplo, dos chips sejam muito mais ágeis. Nesse caso, quanto mais ágil a mudança de estado, menos energia é gasta.
Além disso, numa placa-mãe, o regulador ocupa bastante espaço. Ao integrá-lo dentro do processador, a Intel reduz esse tamanho em até 50% e consegue forçar o processador a entrar em estados de baixa energia antes inviáveis – o que sempre foi um grande diferencial entre as arquiteturas x86, da Intel, e os ARM de celulares e tablets, capazes de operar em estados de baixíssimo consumo.
Em engenharia, cada nova solução gera um novo problema. É o caso do regulador integrado. Com a novidade, os chips Haswell deverão esquentar mais do que os processadores anteriores da Intel, o que implica em soluções de refrigeração redimensionadas para a nova demanda.
Via Geek, tech tudo

Category: , ,

0 comentários