Honda CBR 1100XX SuperBlackbird

Thaylan Sk | 21:44 | 0 comentários

Honda CBR 1100XX SuperBlackbird

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Honda CBR 1100XX SuperBlackbird
Honda CBR 1100XX SuperBlackbird2.jpg
Nome(s)
alternativo(s):
Double X
Construtor: Honda
Produção: 1996—presente
Antecessor: CBR 1000F
Sucessor: nenhuma
Motor: Tipo: 1137cc, 4 Tempos, 4 Cilindros em Linha, Refrig. Líquida

Diâmetro x Curso: 79.0mm x 58.0mm
Taxa de Compressão: 11.0:1
Válvulas: DOHC; 16 (4 válvulas por cilindro)
Alimentação: Injecção electrónica de combustível
Ignição: CDI (Computer-controlled digital with three-dimensional mapping)

Arranque: Eléctrico
Caixa de velocidades: 6 velocidades
Distância entre os eixos (mm): 1.490
Comprimento (mm): 2.160
Largura (mm): 720
Altura (mm): 1.170
Peso bruto (kg): 223
Consumo: ca. 8 litros/100 km
Velocidade máxima: 303 Km/h
Depósito (l): 24 (inclui 4 de reserva)
Modelos similares: GSX-1300R Hayabusa
Kawasaki Ninja ZX-12R
Kawasaki Ninja ZZR 1400
BMW K1200S

Lançada em 1997 quase por surpresa e afirmando-se como a maior e mais potente super-desportiva da Honda, a estupenda CBR 1100 XX Super BlackBird junta muitas das mais avançadas tecnologias de ponta da marca nipónica, misturada com um desenho elegante e agressivo, capaz de a tornar numa das motos mais desejadas pelos amantes das viagens rápidas e não só. Um motor potente, um conforto extremo e um lote de qualidades dinâmicas revistas primeiro em 1999 e depois em 2001, são apenas alguns dos atributos da moto que transformou o conceito de viajar ou simplesmente servir…

A CBR 1100 XX foi estudada e construída para satisfazer os que realmente pretendem uma moto de elevadas prestações e tecnologia mas também com estilo muito próprio. Apesar de em 2001 ter recebido algumas pequenas modificações estruturais, foi em 1999 que se deu a primeira e mais notada alteração de componentes funcionais, ajudando-a a manter o estatuto de moto de eleição entre os amantes das super-desportivas. Desde o início, a CBR 1100 XX foi desenvolvida no intuito de desenvolver a máxima efectividade em qualquer situação.

Em vez de romper as barreiras de velocidade à custa de mais potência, a equipa de desenvolvimento da XX optou pelo "caminho de menor resistência" minimizando o obstáculo mais importante a uma velocidade elevada: a resistência ao vento e ao fluxo aerodinâmico. Graças ao desenho anguloso e perfilado da frente deste modelo, não só a estética é única e distinta, como se se realizou uma revolução a nível aerodinâmico, resultando a carenagem frontal mais eficiente e com um coeficiente de penetração aerodinâmica superior ao de uma 250 cc. Condutor e passageiro podem desfrutar por isso de uma moto que alia potência e eficiência, mas que tem também um nível de conforto elevado assim como um extraordinário coeficiente de segurança activa. Tudo numa moto sempre fácil de levar.

MOTOR
O motor que propulsiona a CBR 1100 XX sempre se cotou como um dos mais avançados do seu segmento desde que surgiu pela primeira vez montado nesta moto. Com 1.137 cc de capacidade, quatro cilindros em linha, refrigeração líquida e cabeça de 16 válvulas esta unidade não foi em nada alterada desde a primeira versão. Os seus atributos recaíem num formato estreito, compacto e leve mas também na potência que é capaz de desenvolver e na forma como funciona. Tem por exemplo montado um sistema duplo de veios de equilíbrio que reduz para níveis nunca antes experimentados a suavidade de funcionamento desta unidade tão agradável de utilizar quer por condutores mais ou menos experientes.

Suspensão Dianteira

A forquilha telescópica convencional da XX é uma unidade com bainhas de 43 mm de diâmetro e funcionamento do tipo cartucho. Dispõe do sistema HMAS que permite um amortecimento mais dócil e progressivo mas também muito mais confiante ao condutor. As únicas modificações realizadas em 2001 centraram-se nas novas varetas internas em alumínio (em vez das de aço) que permitem uma redução de peso do conjunto, pequena mas significante. A amplitude de afinações é maior, melhorando a resposta da unidade em velocidades mais baixas e ao mesmo tempo aumentando a precisão de resposta em velocidades de cruzeiro elevadas.

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