Conheça os processos para a criação de personagens e cenários de games
A história por traz de Amora Leite.
Conteúdo originalmente publicado pela Photoshop Creative.
Publicado originalmente na edição número 39 da revista Photoshop Creative.
Quando criança, Leonardo sonhava trabalhar com jogos, mas, com o tempo, percebeu que era necessário muito mais do que vontade e sorte, já que faltava um mercado de games em nosso País. Acabou, então, se envolvendo profissionalmente com o que tinha disponível: modelagem 3D, ilustração, design gráfico, etc.
Com o falecimento de sua mãe, o artista decidiu mudar-se de cidade, e foi em Porto Alegre, trabalhando na Southlogic, que viu seu sonho de criança mais perto da realidade. Já um pouco mais maduro, procurou focar sua carreira investindo em arte conceitual, ilustração e game design. Algum tempo depois, a empresa foi vendida à francesa Ubisoft, e em dois anos, fechada por causa de uma crise no mercado. “Foram 5 anos de muita diversão, aprendizagem e desafios. Hoje fundei a minha empresa, a amoraleite.com, que está completando 1 ano de boa vida e com excelentes parceiros dentro e fora do Brasil”, conta Leonardo.
Você cria ambientes para diferentes estilos de games. Onde você busca as referências para os cenários?
Com a internet, posso visitar vários lugares do mundo em segundos! Também sou muito ligado em todas as novidades da indústria do entretenimento. Então, ver filmes, games e arte em geral, fazem parte da minha rotina. Nunca deixo de ir a uma Bienal, a uma feira de livros, e também adoro rodas de conversas sobre o que está rolando na arte em geral. Estou estudando fotografia, e isso tem me ajudado a dar uma outra óptica de planejamento aos cenários e ilustrações. Visitem meu Flickr!
Eu até gostaria de fazer cenários e conceitos mais adultos, mas o mercado gosta do meu estilo mais infantil. Estou feliz com isso e também estou pronto para seguir na linha mais jovem.
Como é o processo de trabalho a partir do momento em que o cliente lhe apresenta as características do jogo?
Começo de duas maneiras. Quando já tenho uma clara visão do que será este novo produto, apenas desenvolvo um conceito e apresento ao cliente. Mas quando a ideia precisa ser explorada dentro de alguns estilos, eu inicio uma pesquisa e apresento um “moodboard”, que é uma lamina contendo imagens que direcionam o estilo que vou adotar. As características do jogo dadas pelo cliente também ajudam a construir essas peculiaridades, mas muitas vezes a parte visual determina as características do jogo. Tudo isso é conversado e acertado por meio dos conceitos que apresento. Mesmo quando o trabalho é só de arte, eu sempre acabo ajudando no game design. Estou bastante contente, porque todos os meus clientes têm me procurado para gerar um produto original, e isso sempre é mais legal!
Qual a interação entre os softwares 3D e o Photoshop em seu trabalho?
O Photoshop é minha principal ferramenta de pintura. Hoje uso o 3D somente para bases e planejamento das cenas, assim, posso explorar um ângulo mais dramático gastando menos tempo. Faço isso com formas bem simples, geralmente só para as ilustrações.
Apesar de ser um profissional com um foco específico, você já trabalhou com vídeos, interfaces e publicidade. Essa versatilidade é uma característica do mercado brasileiro?
Hoje isso tem mudado bastante, as boas empresas de forma geral estão se adaptando aos especialistas e aos generalistas. Um profissional generalista nunca será tão bom quanto um especialista numa tarefa específica, mas já um generalista pode vir a ser um bom líder por conhecer as diversas áreas do processo. A existência dos dois tipos de profissional é necessária. Percebo que existem pessoas indecisas e isso faz delas generalistas sem opção.A minha dica é: aceite esta condição, principalmente se você está começando. Mas se você quer mesmo se especializar, mantenha o foco, pois cada pequena mudança pode sair caro no seu futuro.
Qual foi o trabalho mais desafiador?
O Amazon para Nintendo Wii, feito para a Ubisoft, e que não foi publicado. Achar um visual que agradasse a todos da equipe e mais o QG (Quartel General) de aprovação da França não foi fácil. A explicação é que lançar uma franquia nova sempre é um desafio e se torna maior ainda quando se é uma empresa do tamanho da Ubisoft. Quando se é pequeno, o erro custa bem menos, e por isso, nós temos muito menos medo de lançar algo novo. Mas de toda forma, foi uma grande escola e todos aprendemos muito, todos nós, inclusive o QG da Ubi.
Você sempre foi um game-maníaco? Isso ajudou na profissão?
Ajudou muito! Amo jogos de videogame! Quanto mais você mergulha naquele assunto mais você entende dele. Eu sempre digo a todos, tive muita sorte em poder viver o nascimento desse mundo e acompanhálo até hoje. No meu blog, coloquei toda a minha relação histórica com os games – deixarei para vocês olharem por lá para não criar uma resposta gigantesca! Mas cuidado! Atualmente existem jogos que roubam sua vida. Um bom exemplo é o WOW ou o Skyrim, meus amigos se afastaram do mundo real por causa deles. É o velho ditado, não deixe a espada dominá-lo, você domina a espada.Dicas para quem quer criar cenários
Viva! Estude, leia, observe, viaje e converse bastante, fuja das conversas digitais. Considero isso um possível avanço na humanidade, mas como eu disse sobre o videogame, não deixe este dominá-lo. Um barzinho, uma praia, um cinema, não tem nada melhor que isso para abrir sua mente! Pode crer!
Use o que você tem Se você me perguntar que placa de vídeo tem na minha máquina, vou ter de olhar. Pense na máquina como uma ferramenta, e a melhor ferramenta do mundo é a que você tem. Criar conceitos começa em sua mente. O conjunto papel, lápis e borracha ainda são os melhores na hora de planejar. Para conceitos, a máquina é muito barata. Para ilustrações, a máquina vai ter de ser melhor, e para o 3D, melhor ainda.
Pratique outras atividades Fotografia, escultura, artesanato, música, outra óptica artística vai ajudar bastante na hora de refletir sobre seus conceitos.
Disciplina Isso vale para tudo, acordar, desenhar, conversar, jogar, tudo deve ter seu tempo. Não force, às vezes é preciso dar um tempo, mudar o foco e recomeçar, processo totalmente normal.
Apareça Queria convidá-los a visitar meu blog. Nele, costumo comentar sobre o processo de cada trabalho que fiz, sempre coloco dicas e atualizações e também sobre minha vida.
Fonte
Deixe um comentário não custa nada!
Category: Curiosidades, Games
0 comentários