Scarface, Sleeping Dogs, Driver; veja os games inspirados em GTA
Grand Theft Auto 3 foi lançado em 2001 e desde então estabeleceu um novo padrão de desenvolvimento de jogos. Mais do que isso, um novo gênero nascia: o de jogos de mundo aberto. Neles, é possível andar e dirigir livremente em uma cidade (ou região) totalmente tridimensional, interagir com diferentes personagens e até cometer crimes. É claro que isso gerou inúmeros clones, mas poucos chegaram e atingiram o nível de GTA 3 e suas sequências.
Montamos uma lista dos dez melhores games inspirados na jogabilidade e na liberdade que a série GTA proporcionou nos últimos 11 anos. Vale ressaltar que muitos tiveram ideias originais, mas não deixaram de embarcar na premissa do game da Rockstar:
10 – The Getaway (2002, PS2)
The Getaway foi inspirado pelo cinema policial britânico, e assim, trouxe várias cenas animadas - e muito bem dirigidas - entre personagens. No título, o primeiro de uma trilogia, os jogadores controlam dois personagens: um ex-policial e um ex-assaltante de bancos que, em histórias paralelas, devem explorar a cidade de Londres em busca do chefão do crime.
Os protagonistas buscam limpar seus nomes de maneiras diferentes, e o jogo oferece muitas opções. Londres foi carinhosamente recriada, e há muitos carros reais para dirigir e armas para disparar. Infelizmente, a mira automática estraga alguns tiroteios.
9 - The Simpsons: Hit and Run (2003, PS2 / Gamecube / Xbox / PC)
Talvez o melhor e mais divertido game baseado na série, Hit and Run toma algumas liberdades ao permitir, por exemplo, que Bart e Lisa dirijam. Mas foi muito bem sucedido ao mostrar a cidade de Springfield totalmente 3D, com seus cartões postais e inúmeras referências ao desenho, sempre com muito humor e piadas visuais.
Dublado pelo elenco da série, o jogo é baseado em missões nas quais é preciso atravessar a cidade de carro, levando e reunindo itens e pessoas, ou perseguindo outras. Fora do veículo, o jogo ainda inclui ótimas sessões de plataforma, onde os personagens precisam subir em casas e outras construções para recolher itens.
8 – Crackdown (2007, Xbox 360)
Futurista, o jogo é situado na cidade de Pacific City, e os jogadores controlam um agente do governo - melhorado geneticamente -, com a tarefa de derrotar três grandes chefes do crime e suas organizações.
Os poderes sobre-humanos do agente aumentam ao vencer os chefões e seus comparsas. Também é possível realizar atividades paralelas, como corridas de rua e buscas por pessoas e itens. De uma maneira não-linear, é possível completar as missões e tarefas na ordem que preferir, seja offline ou no modo cooperativo online, através da Xbox Live.
7 – True Crime: Streets of L.A. (2003, PS2 / Gamecube / Xbox / PC / Mac)
True Crime também é um ótimo exemplo de jogo de missões em mundo aberto no qual você controla um agente da lei. True Crime, situado nos dias atuais, não era apenas mais um jogo de ação, tiroteios e perseguições, mas também com um foco sobre investigação.
No controle do policial Nick Kang, os jogadores devem limpar as ruas de Los Angeles do crime. O mais interessante é que os atos ilegais que poderiam rebaixar Kang até que ele fosse demitido da polícia. Boas ações paralelas poderiam fazer ele voltar à força e ser promovido - estas ações podem até mudar o final do jogo.
6 – Driver: Parallel Lines (2007, PS2 / Xbox / Wii / PC)
Na quarta edição da série, o jogo se tornou mais adulto, sério e detalhado. As pessoas sangram ao levar tiros, há um sistema monetário, é possível modificar os veículos e destruir elementos dos cenários. Situado em dois distritos de Nova York, o jogo dá um salto no tempo de 1978 para 2006.
Existe também um sistema de “procurado”, no qual a polícia persegue o veículo do jogador. A diferença é que dá para abandonar um carro e roubar outro para fugir da perseguição. O mesmo vale para quando o jogador está fora do carro: se tiver com uma arma em punho, chamará a atenção da polícia.
5 – Just Cause 2 (2010, PS3 / Xbox 360 / PC)
O Just Cause original não era um jogo ruim, mas inúmeras pequenas falhas prejudicaram a diversão do título, que o tornou quebrado e desorganizado. Just Cause 2 segue a mesma fórmula, mas torna a experiência muito mais empolgante, graças a um novo motor de jogo.
No arquipélago fictício de Panau, na Ásia, o agente Rico Rodriguez é novamente o protagonista, e deve derrubar o ditador Pandak “Baby” Panay. Para isso, deve reunir força militar ajudando assentamentos das milícias locais e bases do exército americano. As missões da agência progridem a história, já as das facções, são opcionais.
O mais recente game da lista está entre os mais envolventes. Inspirado no cinema de ação asiático, este drama policial é situado na colorida e violenta Hong Kong, e coloca os jogadores no papel de Wei Shen, um tira infiltrado na máfia da cidade.
Explorando a região, cheia de painéis de neon e mercados de rua, uma história de lealdade e traição se desenrola, e Wei começa a questionar seus motivos ao mergulhar cada vez mais na organização criminosa. Além de perseguições de carro e tiroteios, o jogo também oferece sensacionais combates marciais mano-a-mano.
3 – Saints Row (2006, Xbox 360)
A franquia mais exagerada da lista, Saints Row tem muito mais foco no humor que os demais jogos do gênero. Situado na metrópole de Stilwater, o primeiro jogo começa com o seu protagonista pego em meio a uma guerra entre três gangues rivais.
Com a ajuda dos membros de uma quarta gangue – os 3rd Street Saints – ele tenta acabar com as demais, para que os Saints dominem a cidade. Suas ações são recompensadas com respeito das outras gangues e da população. Há muitas armas e veículos para usar, sempre com muita customização. Também há modos de multiplayer online entre gangues.
2 – The Godfather: The Game (2006, PS2 / PS3 / Xbox / X360 / Wii / PC)
O excelente game, baseado no primeiro filme da cinessérie O Poderoso Chefão, toma várias liberdades em relação à obra original, principalmente pela ausência de Al Pacino no papel de Michael Corleone.
Na história, Don Vito Corleone (dublado por Marlon Brando, no último papel da sua carreira) conhece um jovem ainda criança, se identifica com ele e o inicia nos “negócios da família”. Assim, o protagonista e sucessor dos Corleone não é Michael, e sim o jogador. O game revisita e expande o roteiro do filme, explicando eventos, a guerra entre as famílias rivais e mostrando muitos recursos de intimidação e administração da máfia italiana na Nova York dos anos 40.
1 – Scarface: The World is Yours (2006, PS2 / Xbox / Wii / PC)
Talvez o melhor game baseado em um filme já feito, Scarface: The World is Yours tem a ousadia de mudar o final de um dos melhores filmes da época - e o faz com muita competência.
Muito mais do que uma grande história de vingança, Scarface é um complexo simulador do estilo de vida dos anos 80 e, principalmente, do tráfico de drogas em Miami. Al Pacino emprestou seu rosto e os maneirismos de Tony Montana, em uma fantástica recriação do personagem (o ator até ajudou na seleção do dublador. Violento, brutalmente realista e cheio de ação, o jogo respeita a obra original como se fosse uma sequência alternativa, e possui uma sensacional trilha sonora.
via Tech Tudo
Category: Curiosidades, Games, Noticias
0 comentários