O Jogador e os Personagens
Essencialmente, as personagens de games eram apenas ícones, massas sem forma ou homens pequeninos renderizados de uma pequena quantidade de pixels. Mas com a evolução tecnológica e a chegada da chamada “Terceira Geração de Consoles”, novas possibilidades para personagens mais sofisticadas começaram a aparecer. Assim, muitos jogadores começaram, cada vez mais, ampliar suas expectativas em relação ao desenvolvimento de personagens nos jogos de videogame.
No início as falas das personagens da maioria dos jogos eram bem raras e quando presentes apareciam apenas escritas na tela. As descrições e o teor dos textos eram simples e os diálogos curtos, reforçando a ênfase nos momentos de interação direta do jogador, tornando tais textos dispensáveis ao desenvolvimento do jogo em si. A medida que os jogos foram se popularizando e nichos de jogadores começaram a surgir, começou-se a atentar ao desenvolvimento das personagens em seus aspectos visuais e até mesmo psicológicos, adicionando a eles uma personalidade emotiva e também diálogos, nos quais a personagem seria então, dublado por um ator – como podemos observar em jogos como Full Throttle, por exemplo.
De qualquer maneira, criadores de personagem sabem que estes são elementos essenciais para garantir a imersão dos jogadores. De acordo com SMITH (2006) “os personagens são responsáveis pela maior parte das lembranças que recordamos dos livros”. Da mesma forma, MERETZKY (2001) afirma que, “de todos os elementos de um jogo o mais presumível de marcar positivamente o usurário serão os personagens principais, muitas vezes se tornando um ícone e peça fundamental de divulgação do jogo”.
Quanto mais os jogadores são expostos à história pregressa das personagens, os fatos que desencadearam para ele ou ela ter uma personalidade assim, como a morte dos pais de Lara Croft, o assassinato da própria família por parte de Kratos, as lembranças da guerra de Niko Béllic e toda a história da ascensão e queda de Solid Snake, faz com que o jogador crie uma relação diferenciada com o jogo em si. O jogador não mais quer apenas passar as fases, mas ele quer ver sua personagem triunfar e se tornar bem-sucedida nos desafios de sua vida dentro do jogo.
Deste modo, cito KEI (2006), que diz: “O jogador interpreta a personagem para determinar sua dimensão e traços de sua personalidade, caracterizando-o em seus aspectos morais, éticos e identitários. Significa que o jogador delimita as atitudes e postura da personagem, nesta interpretação. Deste modo, sua representação se tornará crível e coerente ao longo da trama que se desenrolará no contexto do jogo.”
Portanto, podemos perceber que há uma conexão entre os nós, que jogamos, e os personagens que escolhemos vivenciar a história. Pergunta: Com qual personagem você se identifica?
via http://planetagamer.com.br

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