Microsoft anuncia o Xbox One, sucessor do Xbox 360
- Console é mais poderoso, reconhece voz e gestos e vai além dos games, se integrando também à TV
A Microsoft anunciou nesta terça-feira, em um evento em seu campus em Redmond, Washington, o sucessor do Xbox 360. Batizado de Xbox One o console pretende ser o centro de seu sistema de entretenimento doméstico, integrando jogos, conteúdo online e até mesmo TV ao vivo em um único aparelho.
Como já havia sido adiantado por rumores, o console é baseado em um processador de 64 Bits e arquitetura x86 (como a dos PCs) com oito núcleos, acompanhado por 8 GB de RAM. Há um drive de Blu-Ray, USB 3.0 e Wi-Fi 802.11n. O controle é muito similar ao do Xbox 360, mas com alguns extras como a capacidade dos gatilhos de resistir aos movimentos do jogador, numa espécie de "Force Feedback".
O visual é sóbrio: uma caixa quadrada e preta, com um pequeno logo do Xbox na extrema direita e o drive de Blu-ray à esquerda. Um contraste com as formas arredondadas do Xbox 360 original, ou o design anguloso do Xbox 360 "Slim".
Xbox One
Todo Xbox One virá acompanhado de uma nova geração do sensor Kinect, agora equipado com uma câmera capaz de capturar imagens em 1080p e com uma lente grande-angular. Com mais poder de processamento, o acessório é capaz não só de acompanhar os menores movimentos do jogador, como também de medir a profundidade da cena e até mesmo analisar o impacto dos movimentos sobre a musculatura do usuário. Também há um novo sistema de reconhecimento de voz. Combinadas, ambas as tecnologias permitem que o console reconheça o usuário assim que ele pega o controle, sem necessidade de selecionar manualmente um perfil ou fazer login manualmente.
Mais do que games
O Xbox One pretende ser não apenas um console de videogame, mas também o centro de seu entretenimento doméstico. Equipado com uma entrada HDMI, o console pode ser conectado ao seu sintonizador de TV a cabo, assumindo também o controle da programação de TV. Um sistema de reconhecimento de voz responde a comandos em linguagem natural, como "Watch SyFy" (Assistir ao SyFy) ou "What is on MTV?" (O que está passando na MTV?).
O console também se integra ao Skype, serviço de telefonia via Internet da Microsoft. É possível fazer e receber chamadas, em voz ou vídeo, e há até mesmo uma forma de multitarefa chamada "Snap Mode": você pode ter dois aplicativos ao mesmo tempo, como um filme e uma chamada via Skype, lado-a-lado na tela.
A interface da nova "Dashboard" se parece com a tela Inicar do Windows 8. O sistema é programado para destacar as últimas tarefas que você estava fazendo, para que você possa continuar de onde parou.
E os jogos?
Pouco foi falado sobre os jogos para o Xbox One, a Microsoft parece estar reservando a maior parte das surpresas para a E3, que acontece em Junho. A EA Sports, braço da poderosa Electronic Arts, anunciou novos jogos nas séries FIFA, NBA Live, Madden e UFC, todos com gráficos aprimorados e o que a empresa chama de "inteligência humana" nos personagens controlados pelo computador.
Já a Microsoft Game Studios anunciou Forza Motorsport 5, um novo título na aclamada série de corrida, que será um dos jogos de lançamento. E a produtora Remedy, da série Alan Wake, mostrou um teaser de "Quantum Break", um jogo onde cada ação do jogador interfere no mundo do jogo e afeta o desenrolar da história de formas inesperadas.
Segundo Phil Spencer, a Microsoft Game Studios planeja lançar 15 jogos para o Xbox One no primeiro ano do console no mercado, e todos eles serão novas franquias, em vez de remakes ou continuações de jogos já existentes.
A Activision fechou a apresentação com uma demo de Call of Duty: Ghosts, desenvolvido pela Infinity Ward. O jogo tem uma nova "engine" com gráficos muito aprimorados em relação ao título anterior da empresa, Modern Warfare 3, e tem uma história escrita pelo mesmo roteirista dos filmes Traffic e Syriana. Segundo Eric Hirschberg, da Activision, que distribuirá o jogo, todo o conteúdo extra (DLC) de Ghosts será lançado primeiro no Xbox One.
Uma má notícia para os fãs do Xbox 360: de acordo com o site The Verge, o Xbox One não será compatível com os jogos do Xbox 360. É a primeira vez que a Microsoft quebra completamente a compatibilidade com a geração anterior: o Xbox 360 era capaz de rodar vários (mas não todos) dos jogos mais populares do Xbox original, através de um emulador integrado ao sistema e constantemente atualizado.
E quanto isso vai custar?
Como esperado, a Microsoft não anunciou o preço nem a data de lançamento de seu novo console, e fez como a Sony prometendo apenas uma chegada às lojas até o final do ano. Mais informações devem ser anunciadas durante a E3, feira de games que será realizada em Los Angeles entre os dias 11 e 13 de junho.
via PC World
Category: Lançamentos, Microsoft, Video Games
0 comentários