Por mais qualidade no Instagram
Entre na Página Popular e fique nela por um minuto, atualizando as imagens. Modelos com a última tendência da moda misturam-se a paisagens impactantes; saltos de sapato e esmaltes dividem espaço com cupcakes e aforismos. Podemos falar de sintoma social, se o assunto é o que se ver hoje, de mais popular, no Instagram.
Vieram os comentários sedutores, prometendo dinheiro rápido e sem esforço: “My best money machine!”; “want to join the internet millioraire club? Here you go”. E, como aconteceu no Twitter, surgiu o comércio para ganhar seguidores: “Need Instagram followers? Promo specials and full pricelist”. É bem verdade que o mercado negro não surgiu ontem, mas não somos indiferentes, afinal, não dá para naturalizar uma prática como essa – lamentável comprar popularidade…
@joshjohnson; @colerise; @gudinni; @paulyvella; @aditzt; @kapsore; @dirka; @chrisozer… Alguém conhece alguns desses nomes? Quem acompanha a rede social desde o início, sabe que eles foram (e ainda são) mentores, iniciando muita gente no Instagram. Provocaram o olhar de quem queria entender a linguagem fotográfica; a composição e como pensar duas vezes antes de postar uma foto.
@joshjohnson, também chamado de Mestre Yoda, criou a #JJ – A Creative Community,atraindo futuros fotógrafos que buscavam mais qualidade, a cada nova postagem. Durante a semana vários desafios são lançados, como: “Loved ones”; “Bug’s Eye View”; “Architecture”; “Leading Lines”; “Green and White”; “Looking Up”; “Black and White”. Um exercício de criatividade e experimentação, revolucionando galerias de fotos nessa mídia imagética.
Até o @webstagram, conhecido por alguns como o laboratório do Instagram, criou uma competição bem parecida, ainda que menos instigante – uma vez que @joshjohnson já nos desafia desde o início e tem uma metodologia mais audaciosa e bem menos provável.
@colerise foi um dos primeiros a reunir o maior número de seguidores. Não é à toa, Cole Rise além de excelente fotógrafo é piloto e consegue angulações de tirar o fôlego, assim como @paulyvella; @aditzt e @kapsore: referências de peso, quando o assunto é subversão da fotografia de paisagem.
@dirka é um grande amigo do Sul da Califórnia, também designer, que tem apuro na composição da imagem e recentemente conheceu @chrisozer. Desse encontro surgiu um trabalho consistente. O resultado tem chamado atenção de muitos seguidores e pode ser conferido nas páginas de Dirk Dallas e Chris Ozer.
Também amigo, @gudinni é uma referência quando o assunto é retratar sensualidade aliada a delicadeza. Suas fotos são um exercício de elegância – diferente da maioria dos editoriais, que repetem exaustivamente a mesma fórmula.
Sem dúvida, existem outros bons exemplos a seguir no Instagram e eu não conseguiria falar de todos, agora. Volto, então, para falar de brasileiros que nos enchem de orgulho, com galerias primorosas e inspiradoras.
Veja mais fotos no Instagram @ticianaporto
via Tech Tudo
Category: Noticias
0 comentários