Review: F1 2012

Thaylan Sk | 12:54 | 0 comentários

O principal simulador de Fórmula 1 traz grandes melhorias e jogabilidade impecável

F1 2012
F1 2012
Kaluan Bernardo

Que tal pilotar alguns dos veículos mais rápidos do mundo nas principais pistas de Fórmula 1 ao lado de corredores como Kimi Raikkonen, Felipe Massa e Sebastian Vettel? Essa experiência nos videogames está muito bem representada no último título da franquia F1 para os videogames, desenvolvida pela Codemasters.

Assim como acontece com os principais jogos de esportes, os games de Fórmula 1 são anuais – o que significa que todos anos os desenvolvedores têm de criar mudanças suficientes que justifiquem os jogadores quererem comprar o novo título da franquia. E isso a Codemasters fez muito bem em F1 2012, reformulando a jogabilidade e trazendo diversas novidades.

Jogabilidade 

Para começo de conversa, toda a física do game tornou-se mais realista. Como dirigir um carro de Fórmula 1 não é nada fácil, isso significa que o jogo também ficou ainda mais difícil, exigindo muita paciência, disciplina e treino para quem quiser ter sucesso nas pistas virtuais.

Cada detalhe faz a diferença na sua pilotagem. O simples fato de passar ocarro por cima da grama, por exemplo, faz com que seus pneus percam aderência e você fique um pouco sem controle. Além disso, qualquer movimento incorreto na hora de fazer a curva fará seu carro rodar, principalmente se a pista estiver molhada – o que aumenta ainda mais a dificuldade, e pode acabar com aquela corrida que você estava ganhando.

Para diminuir um pouco as possíveis frustrações, há um interessante recurso que permite ao jogador voltar no tempo e refazer determinado trecho da pista. No entanto, seu uso é limitado. Além disso, também as famosas guidelines, que mostram o momento certo de acelerar, desacelerar ou frear, além de indicar a trajetória ideal para o seu carro. Apesar dessas 'molezas', o desafio ainda é imenso e exige muito treino.

É claro que jogadores veteranos, que já pegaram o jeito da coisa, podem se aprofundar em diversos níveis. Escolher bem os pneus, além de utilizar os famosos recursos de turbo KERS e DRS no momento certo são essenciais para uma boa colocação. Em níveis de mais dificuldade, já entram em jogo detalhes, como o tipo de gasolina, troca de marchas no momento exato e outros pormenores mecânicos.

Reprodução 

Diferentes modalidades

Para ajudar o jogador que está chegando agora, há a modalidade chamada de “Teste para jovens pilotos”, que funciona de maneira semelhante às licenças de Gran Turismo. O jogador terá um vídeo explicando o que ele deve fazer para, em seguida, completar pequenos testes que aumentam a dificuldade gradualmente.

Como o jogo é completamente em português, inclusive na dublagem, o entendimento do que deve ser feito fica bem mais simples. Inclusive vale destacar que a tradução para a nossa língua ficou impecável – o que, infelizmente, ainda é raro em muitos jogos.

Após pegar o jeito certo da coisa no modo para jovens pilotos, o jogador pode aventurar-se nos modos Carreira, Multiplayer ou Corrida Rápida. No modo Carreira, no qual você passa pelo “Desafio de jovens pilotos”, ainda há o “Desafio da Temporada”, que consiste em uma série rápida de corridas e classificatórias. Uma das coisas mais legais do modo Carreira é poder superar seu rival para então tomar o lugar dele em determinada equipe.

Já no modo “Corrida Rápida” basta escolher sua equipe, piloto e aventurar-se em uma partida sem muitos compromissos. No Multiplayer você pode jogar com a tela dividida contra um amigo que esteja do seu lado ou pelo modo online, que sofreu algumas melhorias em relação à última versão do game. Agora praticamente não há nenhum problema com tempos de resposta. Ainda é possível correr com 16 jogadores simultaneamente, além de contar com um modo de carreira online bem interessante no qual é possível montar sua própria equipe de corredores.

Outra modalidade interessante é a “Desafio dos Campeões” em que você é colocado dentro de uma corrida que simula grandes feitos dos principais pilotos na vida real. Seu objetivo será superá-los, só que com um detalhe: quanto maior o nível de dificuldade, maior serão as com adversidades encontradas.





Pontos fracos

Como nem tudo é perfeito, a Codemasters ainda fica devendo em alguns pontos. O principal deles é em relação às melhorias gráficas. No geral, o game tem um visual muito belo, mas em alguns detalhes, como as árvores fora das pistas, a equipe de design ainda fica devendo.

Outra coisa que alguns jogadores de F1 2011 poderão sentir falta é do modo Grand Prix em que era possível escolher um piloto e jogar com ele por uma temporada inteira. Infelizmente esse modo de jogo foi excluído.

Conclusão

De qualquer forma, F1 2012 é um excelente jogo, com mecânicas muito bem ajustadas e um toque bom de realidade. Isso sem contar os diversos modos de jogo que garantem muita diversão. No entanto, este não é um game recomendado para jogadores casuais, que podem perder a paciência.

Ainda vale lembrar que quem compra o game para Xbox ou PlayStation leva um DVD ou Blu-Ray do Senna junto com o jogo. 

*O review foi feito com um game cedido pela UZ Games 


via olhar digital 

Category: , , ,

0 comentários