Dual boot de Windows 8 e Linux pode comprometer arquivos do computador

Thaylan Sk | 09:53 | 0 comentários


O uso de Windows 8 e Linux em um mesmo computador, através do dual boot, pode comprometer a segurança e privacidade das informações do usuário. O risco é causado pelo recurso Fast Startup, que mantém o Windows 8 num estado próximo da hibernação para acelerar as inicializações do sistema operacional.
Convivência entre Windows 8 e Linux ainda não é muito segura (Foto: Reprodução)Convivência entre Windows 8 e Linux ainda não é
muito segura (Foto: Reprodução)
Como o Windows 8 não desliga completamente, dados continuam sendo armazenados nas partições do sistema. Esse tipo de arquivo funciona como uma imagem da última sessão do Windows, mostrando alterações não salvas em documentos, ou configurações ainda não aplicadas no sistema e em aplicativos. Embora as partições não possam causar danos em potencial, e sejam excluídas quando o Windows volta a operar, há riscos que o Linux tente escrever por cima dessas informações.
Caso isso aconteça, ao reiniciar, o Windows buscará os arquivos de hibernação para resgatar a sessão anterior do sistema, a ao fazê-lo, encontra arquivos modificados e inválidos. O usuário pode encontrar arquivos danificados, dados corrompidos e outros problemas. Em teoria, a vulnerabilidade poderia ser até mesmo explorada para que, via Linux, dados armazenados pelo Windows sejam acessados indevidamente.
Para corrigir o problema, desenvolvedores estão trabalhando em um novo driver NTFS para que o Linux enxergue a partição ocupada pelo Windows 8 como somente leitura e não tente escrever nada sobre ela. Vale lembrar que, até o momento, as distribuições Linux mais populares, como Ubuntu, Mint, Debian e openSUSE não apresentaram solução para o problema. Usá-las em dual boot em um computador com Windows 8, portanto, se traduz em risco de danos nos arquivos do usuário.
Via Softpedia

Category: , , ,

0 comentários