Intel prova que GPUs Haswell e Geforce GT 650M estão no mesmo nível

Thaylan Sk | 09:52 | 0 comentários


Gamers ainda torcem o nariz para as GPUs da Intel, que são embutidas nos seus processadores. Para acabar com a má impressão de desempenho fraco dos processadores gráficos Intel HD Graphics, a empresa realizou uma demonstração durante a CES 2013 das novas HD 4500 iGPU, que estarão presentes nos Core i5 e i7, da arquitetura Haswell, que será lançada em junho próximo.
Intel promete ganho de 50% de desempenho da nova geração de GPUs (Foto: Reprodução)Intel promete ganho de 50% de desempenho da nova geração de GPUs (Foto: Reprodução/YouTube)
Em desempenho, segundo a Intel, as novas GPUs 4500 simplesmente dobram a capacidade daquelas montadas nos processadores da arquitetura Ivy Bridge. O ganho de 50% em cima das unidades, que já ficaram marcadas por um respeitável salto de desempenho em relação a arquiteturas anteriores, coloca a nova iGPU da Intel no mesmo nível de performance de uma placa Geforce GT 650M, da Nvidia.
A Intel não divulgou dados de benchmark do produto, que poderiam passar uma ideia mais precisa a respeito dos aprimoramentos de suas novas GPUs. Acredita-se que os números não tenham sido liberados porque as equipes ainda desenvolvem drivers afinados para tirar o máximo de desempenho da nova geração Haswell.Para provar a afirmação, a Intel montou um PC rodando com um processador Haswell ao lado de um notebook, que dispunha da GPU Geforce GT 650M, da Nvidia. Ambos executaram o jogo Dirt 3, que roda com DirectX 11, e o resultado foi animador: o processador da Intel se mostrou capaz de rodar o jogo com as mesmas configurações do concorrente e com a mesma desenvoltura na resolução Full HD. E com vantagens, como consumo de energia menor e custo mais amigável: é mais barato comprar um bom processador com GPU embutida do que comprar um processador e ainda precisar investir dinheiro na placa de vídeo e na fonte capaz de fazê-la operar corretamente.
Caso o salto de 50% no desempenho das GPUs integradas da Intel seja confirmado quando os novos processadores chegarem ao consumidor, a Intel estará, finalmente, em nível de competitividade com as APUs da AMD que, neste ano, deverão trazer opções com as recentes Radeon HD 7000 e 8000.
Via TechSpot

Category: , ,

0 comentários